quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Exposição "Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias" - Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e Biblioteca Escolar


Presentemente assistimos a uma extraordinária revolução técnico-científica que começou aproximadamente há cerca de meio século. Esta revolução causou alterações profundas em numerosos domínios da ciência e também no nosso quotidiano.

Apesar de no século XVIII já existirem algumas publicações científicas, é a partir do século XIX, quando todos os ramos da ciência sofrem um grande desenvolvimento, que a prática da ciência se torna profissional e institucionalizada. Surgem as sociedades científicas especializadas e a ciência começou a tornar-se mais acessível à população, quer através de conferências, quer através de livros científicos populares.

No século XX a ciência avançou ainda mais rapidamente que no anterior, tendo como consequência uma alteração nos hábitos das populações humanas e a melhoria da qualidade de vida.

A história da ciência e da tecnologia complementam-se. Inovações tecnológicas trazem novos avanços científicos que conduzem a novas descobertas Embora atualmente os avanços científicos e tecnológicos raramente sejam resultado do trabalho individual, o brilhantismo e a perseverança de alguns cientistas e empreendedores, foi fundamental para a revolução tecnológica a que hoje assistimos.

Esta exposição teve como objetivo dar aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor a vida e as descobertas de várias personalidades que marcaram o século XIX –primeira metade do século XX. Para além de focar a relevância da sua vida para a época em que viveram (muitas delas galardoadas com Prémios Nobel), apresenta os conceitos que estiveram por trás das suas descobertas e também pequenas curiosidades.

Os génios brilhantes e a atividade científica e filosófica não são somente fruto de mentes privilegiadas. Muitas vezes é o resultado de um "momento de inspiração", mas frequentemente de muito trabalho e perseverança, uma vez que muitas das suas teorias aqui apresentadas não foram aceites na época em que foram divulgadas pela primeira vez.









 



Sem comentários:

Enviar um comentário