Mostrar mensagens com a etiqueta Escrita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Escrita. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cartas à Escola - Dia da Escola



     No Dia da Escola Frei João de Vila do Conde, partilhamos algumas das cartas que os alunos  do 8.ºC redigiram, nas aulas de Português, sob orientação da professora Ida Páramos. Procurem as ligações na imagem.

Parabéns, Escola Frei João!


Há poesia dentro de nós

     
   


 Os alunos nascem diante dos professores, uma e outra vez. Surgem de dentro de si mesmos a partir do entusiasmo e das palavras dos professores que os transformam em melhores versões. Quantas vezes me senti outro depois de uma aula brilhante. Punha-me a caminho de casa como se tivesse crescido um palmo inteiro durante cinquenta minutos. Como se fosse muito mais gente. 

[Valter Hugo Mãe, Jornal de Letras, 19/09/2012]



    Partilhamos, no Dia da Escola, as palavras que saíram do coração dos alunos do 5.ºK, 6.ºJ, 6.ºK e do 6.ºL, criadas nas aulas de Português, ao longo do ano letivo 2014/2015, na Escola Básica Frei João de Vila do Conde, pela mão da professora Rosa de Sousa. Obrigada, professora Rosa, por ter transformado os nossos alunos em "melhores versões". Obrigada aos alunos por trazerem poesia aos nossos dias.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Histórias da Ajudaris 2015


(Ilustração de Anabela Pedrosa)

      A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública.
     O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente.
     A 7.ª edição do concurso Histórias da Ajudaris obedece ao tema Valores e decorre até 30 de abril, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. As escolas que pretenderem participar neste concurso deverão inscrever-se até 15 de fevereiro de 2015, através do preenchimento do formulário disponível on-line.

     Ler mais >>
[Via blogue RBE]

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Concurso "Quem conta um conto... ao modo de Saramago?!"




     Este concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Fundação José Saramago, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP e a Porto Editora que, nesta edição, será extensiva às escolas da Ilha de Lanzarote, nas Canárias, como forma de reforçar as relações culturais e literárias entre os dois povos da Península que marcaram, significativamente, uma parte da vida de Saramago.

     Trata-se de um desafio à criatividade dos jovens autores, do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, que querem ousar uma experiência de escrita específica, através da criação de um conto.

      Em 2014/2015 o Concurso tem como fundo inspirador a obra Memorial do Convento, de José Saramago e conta com a participação das instituições culturais, educativas e administrativas de Mafra, com quem se prevê organizar uma cerimónia de entrega de prémios, digna deste nosso autor maior, do espaço histórico onde a ação da obra decorre e do seu monumento emblemático.

     Os trabalhos a concurso devem ser enviados por email para o Plano Nacional de Leitura, em  FORMULÁRIO próprio, anexo à mensagem.


Consultem o regulamento aqui ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.


Concurso "Escrever um conto, sorrir para a vida"




     O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral da Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas, laçam o concurso de escrita de contos com o mote "Escrever um conto, sorrir para a vida", pretendendo motivar a escrita, a leitura e a criatividade, sensibilizando, ao mesmo tempo, para a saúde oral.

     Este concurso decorre entre dezembro de 2014 e março de 2015 e culminará na organização de uma antologia a apresentar e distribuir durante as cerimónias de celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, no dia 20 de março de 2015.



O Concurso dirige-se:
  
1. Aos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, de todas as escolas públicas e privadas do país (Continente e Ilhas).

2. Aos alunos universitários que frequentam cursos relacionados com a área de saúde proposta, nomeadamente às Faculdades e Institutos de Medicina Dentária.


3. Aos Professores Bibliotecários, aos Docentes dos diversos níveis de ensino, aos Profissionais de Saúde Oral e a todos os outros Profissionais de Saúde interessados. 


Consultem o regulamento aqui ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.