Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Livro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Livro. Mostrar todas as mensagens

sábado, 23 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro na BE


     O Dia Mundial do Livro trouxe à biblioteca uma grandiosa escultura que lembrará os nossos utilizadores de que os livros são sólidos companheiros de vida.

Uma tela convida todos os que entram a completar a frase Um livro é....




a biblioteca escolar

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dia mundial do livro





     O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
     Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.
     Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente em abril.
     
     Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2016, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage (as comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o centenário do nascimento.












quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia mundial do livro e dos direitos de autor 2015






     No dia 23 de abril, Dia mundial do livro e dos direitos de autor, proclamado pela Unesco em 1996, a nossa biblioteca recebe, uma vez mais, Jorge Basílio com a sua mais recente obra O enigma de garum. A história local, concretamente a presença dos romanos na cidade da Póvoa de Varzim, constitui o tema central deste livro que permite ao leitor embrenhar-se no quotidiano do império romano, envolvendo-se com personagens ficcionadas, mas podendo, também, conhecer melhor esta época clássica. Os alunos do 7.ºB e do 7.ºE, acompanhados dos docentes Armanda Ribeiro, Pedro Lino e Conceição Silva, terão a oportunidade de conhecer o processo de criação desta obra que, também, já leram nas aulas.





     Ao longo do dia, realizar-se-ão sessões dos módulos III e IV do  projeto Newton gostava de ler!, uma sempre excelente forma de celebrar a leitura.



     As Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo/pré-escolar do Agrupamento levarão a cabo a iniciativa Feira de Leituras, promovida e coordenada pelas professoras bibliotecárias Celeste Carneiro e Idalina Silva, que celebrará o livro com um momento de leituras coletivo no parque João Paulo II e que envolverá alunos, docentes e assistentes operacionais destes níveis de ensino/educação, Encarregados de Educação e comunidades educativa e local.