Mostrar mensagens com a etiqueta Palestras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Palestras. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Divulgação: Palestra Neuropsicologia - um caminho para o sucesso da aprendizagem

                                                                        
(Clique na imagem para visualizar)

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ação de prevenção da criminalidade informática contra crianças e jovens - PJ

No dia 6 de junho, o Departamento da Polícia Judiciária do Porto dinamizou uma ação de sensibilização / prevenção da criminalidade informática contra crianças e jovens no Auditório da Escola. O principal objetivo  desta ação é alertar os alunos para os perigos da utilização da Internet sem vigilância.





Para obter informação sobre segurança na internet clique aqui e aqui.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Palestra "A Guerra de Ultramar"



No âmbito das comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, os alunos do 9.º ano da Escola Frei João de Vila do Conde tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida por quatro ex-combatentes vilacondenses da guerra de Ultramar. Ali foram ouvidos testemunhos de um período especialmente difícil e doloroso em que os jovens eram obrigados a integrar as Forças Armadas Portuguesas para lutar em três frentes de guerra: Angola, Moçambique e Guiné. Tratou-se de testemunhos que revelaram um quotidiano duro cá e lá. Porque pais e mães desesperavam com a partida dos filhos e a dúvida sobre o seu regresso. Porque lutavam pela manutenção de uma pátria apodrecida pela incapacidade dos seus governantes em negociarem, pela via diplomática, a independência das colónias. Foi uma oportunidade para se exaltar o presente, a liberdade e a paz.


A Associação Social e Cultural dos Vilacondenses Ex-Combatentes do Ultramar disponibilizou, ainda, uma exposição alusiva ao tema. Esta exposição está patente na Biblioteca da Escola Frei João e pode ser visitada até ao dia 2 de maio.




Mais informações
Blogue da Associação dos Ex-Combatentes de Vila do Conde
Associação de Combatentes de Ultramar


A Professora de História, Isaura Maia



segunda-feira, 24 de março de 2014

Semana da Leitura 2014





A Semana da Leitura decorreu de 17 a 21 de março tendo sido dinamizadas inúmeras atividades, nomeadamente uma Feira do Livro, uma exposição de trabalhos intitulada “Poemas ilustrados” elaborados pelos alunos das turmas 6º C e 6º M, sob a coordenação da professora Sandra Pinto, e marcadores de livros no âmbito do encontro com o escritor João Pedro Mésseder elaborados pelo 5º K, sob a coordenação das professoras Sandra Pinto e Rosa Sousa.
No dia 19 de março,  foi dinamizado um encontro com a pintora Isabel Lhano, uma sessão de divulgação científica com a Dra. Marta Correia, do CIIMAR, e a atividade “Ler em vários sotaques” que contou com a presença dos alunos Ding, 6º C (China), Enrique, 6º A (Espanha) e Lisdiscy, 6º B, e Ariene, 8º B (Brasil). No dia 20 de março, foi dinamizado um encontro com o jornalista Abel Coentrão, do jornal Público e membro da direção da Associação Cultural “Bind' ó Peixe” que tem como objetivo a recolha, estudo e valorização cultural do património material e imaterial das comunidades de Caxinas e Poça da Barca. Ainda no dia 20 de março, alguns alunos da turma 8º C apresentaram a dramatização de “O Julgamento de Galileu Galilei”, sob a coordenação do professor Pedro Lino. A turma 5º H dinamizou a atividade “Fábulas cantadas” sob a supervisão do professor Rui Fernandes e das professoras Ana Fernandes e Cristina Maciel. Os alunos da turma PIEF dinamizaram sessões de leitura nos jardins e nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento. No dia 21 de março, foi exposto um painel elaborado pela professora Graça Maçães, comemorativo do Dia Mundial da Poesia, na fachada frontal da Biblioteca Municipal José Régio.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Palestra 14 Fevereiro | A utilização do mulch como medida de combate à desertificação | CMIA de Vila do Conde

No âmbito da exposição, patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, "Desertos": A vida no limite" vai realizar-se no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 21h, a palestra "A utilização do mulch como medida de combate à desertificação", a cargo do Doutor Sérgio Prats Alegre.

Investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – CESAM – na Universidade de Aveiro, e membro da equipa de estudos da erosão superficial “earth surface processes team”. Licenciado em Ciências do Ambiente pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Coimbra, Doutoramento Europeu em Ciências do Mar e do Ambiente pelas Universidades do Porto e de Aveiro, versando especificamente na mitigação da erosão pós-incêndio. Autor e co-autor de vários artigos científicos e capítulos de livros relacionados com o estudo dos incêndios florestais, os seus efeitos hidrológicos e erosivos assim como a sua remediação e mitigação.

O acesso à palestra é livre.



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Palestra "Jovens Diabéticos na Escola"

No dia 20 de janeiro decorreu na Biblioteca a  palestra "JOVENS DIABÉTICOS NA ESCOLAS", organizada pela Equipa PES e dinamizada pela Enfermeira Antónia Almeida (ACES de Vila do Conde), subordinada ao tema  da Escola. 






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

"Questões da Literacia da Leitura" - José Saro



José Saro, docente da Universidade Portucalense e Coordenador Interconcelhio Bibliotecas Escolares
in VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares "A Biblioteca e as Literacias do Século XXI"
6 e 7 de dezembro 2013
Vila Nova de Famalicão

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Palestra "Equinodermes e outras curiosidades mais" - Centro Ciência Viva


Palestra "Pescas: Como são capturados e chegam até nós os alimentos do mar?"



É segura a alimentação de hoje? Porque é que comer pode ser tanto uma fonte de prazer como de angústia? Que comemos no passado, que comemos agora e que comeremos no futuro?

São estas as questões a que Pere Puigdomènech procura dar resposta na obra Que comemos? e que traduzem uma análise abrangente da problemática da alimentação. 
Nas palavras do autor, “este livro pretende dar uma visão geral, ainda que não exaustiva, do conjunto de factores que permitem responder à pergunta que lhe dá o título. E estes factores são muitos. Vão desde o que é necessário comer, o que é possível cultivar e como produzir alimentos para a actual população do mundo, até ao que podemos prever no futuro próximo, na perspectiva da biologia moderna”. 

Podes consultar esta obra na Biblioteca.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palestra "A construção europeia e o futuro da Europa"




O Professor Doutor Luís Lobo Fernandes, Professor Catedrático da Universidade do Minho, proferiu, na Biblioteca,   uma palestra subordinada ao tema "A construção europeia e o futuro da Europa". A pertinência atual da temática suscitou várias dúvidas e levantou inúmeras questões por parte dos alunos face ao futuro de Portugal na Europa.
O Professor ofereceu amavelmente à nossa Biblioteca três livros sobre a temática os quais se encontram disponíveis para consulta:
Construir a Europa: O processo de integração entre a teoria e a história, Portugal e Espanha: vinte e cinco anos na União Europeia (1986-2011) e Europa, Cidadania e Multiculturalismo.




segunda-feira, 12 de março de 2012

Instituto Português do Sangue


O Instituto Português do Sangue esteve na Escola, entre os dias 27 de fevereiro e 12 de março, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da dádiva de sangue. Foram ainda abordadas questões tais como a função dos constituintes do sangue e o processo de transfusão. As palestras decorreram na Biblioteca e o público-alvo foram os alunos e professores do 6º ano. Todos manifestaram muito interesse e curiosidade pelos assuntos que foram abordados de forma clara, cativante e simpática pela técnica Conceição, do Instituto Português do Sangue.
Esta atividade foi desenvolvida em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde (PES), o subdepartamento de Ciências e a Biblioteca.

A Professora Fátima Pinheiro

sexta-feira, 2 de março de 2012

A LITERACIA INFORMACIONAL NOS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI

No dia 2 de março, os investigadores Armando Malheiro, Maria Manuela Pinto e Fernanda Martins da Faculdade de Letras da Universidade do Porto estiveram na Biblioteca para apresentar as conclusões de um estudo em Ciência da Informação, subordinado ao tema A LITERACIA INFORMACIONAL NOS ESTUDANTES DO SÉCULO XXI - Geração “copy&paste.
A disseminação e generalização do uso tecnologias não significam necessariamente mais informação e melhor conhecimento. O uso do Copy/Paste (copia e cola) é feito com muita naturalidade, verificando-se a existência de um grande défice ao nível da pesquisa, seleção, tratamento e transformação da informação que é selecionada.




quinta-feira, 1 de março de 2012

Mês do Desporto - Andebol, Canoagem, Futebol e Natação

No âmbito da atividade Mês do Desporto, no dia  16 de fevereiro, os alunos das turmas 6ºC, 7ºC, 7ºK, 7ºJ, 8ºA e 8ºD estiveram à conversa com o professor João José para falar de Andebol; no dia 23 de fevereiro, as turmas 6ºA, 8ºD e 9ºE com o atleta Rui Magalhães para falar de Canoagem; no dia 24 de fevereiro, as turmas 5ºE, 5ºF, 5ºI, 5ºJ, 5ºK, 6ºG, 6ºK e o 7ºB com o professor Paulo Faria para falar de Futebol e no dia 1 de março, as turmas 6ºA, 7ºK e 9ºE com a professora Marta Marinho para falar de Natação.
  

                  
                  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Palestra "Aplicações da nanotecnologia à medicina – o tamanho importa?" - Doutora Ana Paula Pêgo

No âmbito da exposição patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde "Tecnologias verdes: de que cor é o teu futuro?", vai realizar-se no próximo dia 19 de janeiro, a palestra "Aplicações da nanotecnologia à medicina – o tamanho importa?", a cargo da Doutora Ana Paula Pêgo, doutorada em Química de Polímeros e Biomateriais e investigadora do INEB.
A palestra tem início às 21h e decorre no auditório do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde – Av. Marquês Sá da Bandeira, 320 - Vila do Conde.
O acesso à palestra é livre.
Para informação mais detalhada, consultar documento em anexo, ou através de:
Tel. 252 637 002/ e-mail: cmia@cm-viladoconde.pt

sábado, 3 de dezembro de 2011

Palestras "Vila do Conde no Século XIX"

Durante o mês de novembro, a Professora Adelina Piloto, dinamizou um conjunto de palestras subordinadas ao tema "Vila do Conde no Século XIX", na Biblioteca. O público-alvo destas palestras foram os alunos do 6º ano, nomeadamente as turmas A, B, C, D, E, F, H e J.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos

No dia 22 de novembro, o engenheiro Joaquim Ponte, dos Serviços de Qualidade Ambiental da Câmara Municipal de Vila do Conde, apresentou uma palestra subordinada ao tema "Como fazer a separação de resíduos". Esta atividade, dinamizada no âmbito da Programa Eco-Escolas, teve como público-alvo  os alunos dos 5º e 6º anos e pretendeu educar para a importância da separação dos resíduos e a valorização dos mesmos.





Os Professores Carlos Rocha e Joaquim Neves