Mostrar mensagens com a etiqueta Referencial Aprender com a BE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Referencial Aprender com a BE. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Formação para a Cidadania - A crise dos Refugiados


O mundo ajuda

(Atividade adaptada de Os media e a crise dos refugiados)

(Clicar para visualizar)




      No âmbito do programa de Formação para a Cidadania, os alunos do 7.ºC, orientados pela biblioteca escolar e pelo seu Diretor de Turma Paulo Sarmento, têm conhecido melhor a crise dos refugiados que também lhes diz respeito e, a par do conhecimento do mundo à sua volta, desenvolveram competências de literacia dos media e digitais.

Orientação dos trabalhos >>


     Adaptando a sugestão de Teresa Pombo, disponibilizada na agenda Os media e a crise dos refugiados, os alunos leram notícias de jornais, visualizaram vídeos e visitaram páginas de organizações internacionais empenhadas no apoio àqueles que deixaram tudo e buscam apenas o lugar da paz.
     Com recurso à ferramenta da Web Google Tour Builder, cada grupo de trabalho selecionou países que acolhem refugiados e associou a cada local no mapa notícias, imagens e vídeos.
     A fase seguinte será a de apresentação dos trabalhos realizados aos seus colegas.


Trabalhos realizados pelos alunos:







biblioteca escolar / Formação para a Cidadania


segunda-feira, 7 de março de 2016

Formação para a Cidadania - audiobook




     A biblioteca escolar tem vindo a desenvolver atividades de articulação curricular com a disciplina de Formação para a Cidadania, concretizando as temáticas e atividades previstas no programa a implementar nestas aulas de oferta complementar. 

     No âmbito do tema Educação para os valores, e com o objetivo de promover nos alunos o respeito mútuo e o respeito pela Natureza, os alunos do 5.ºD, orientados pela biblioteca escolar e pela diretora de turma Isabel Lemos, prepararam a leitura de A árvore generosa, da Editora Bruaá, e, emprestando as suas vozes às palavras de Shel Silverstein, criaram um audiobook destinado aos alunos da Educação Especial da nossa escola.

     O resultado do trabalho realizado poderá ser visualizado ou apenas ouvido, nos formatos aqui apresentados:






A biblioteca escolar / Formação para a Cidadania

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Formação para a Cidadania - A crise dos Refugiados



O mundo ajuda

(Atividade adaptada de Os media e a crise dos refugiados)


(Clicar para visualizar)


     O teu Diretor de Turma e a biblioteca escolar propõem-te que conheças melhor a crise dos refugiados, tão discutida no nosso país e no mundo. Pretende-se que, após a leitura de textos dos media que podes encontrar na página de Recursos Educativos Digitais do blogue da biblioteca escolar (aqui), identifiques os principais países que acolheram refugiados sírios até à data. Depois, recorrendo à ferramenta da Web Google Tour Builder, construirás um percurso no mapa que dará a conhecer os países que acolhem estes migrantes e a forma como os têm ajudado. Os trabalhos serão realizados em grupo.


Para que possas  realizar esta atividade, segue as orientações:

1. Lê o artigo da autoria da Professora Isaura Maia, publicado na 4.ª edição do Jornal do Frei.

(Clicar para visualizar)



2. Na página de Recursos Educativos Digitais do blogue da biblioteca escolar, procura a palavra-chave "Refugiados":

a) lê as notícias disponibilizadas;

b) regista os nomes dos países referidos nessas notícias e que acolheram refugiados.

    

3. Explora a ferramenta Google Tour Builder, após a explicação da professora bibliotecária e da análise do tutorial diponibilizado no manual Os media e a crise dos refugiados, proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares (aqui).



4. Com a conta gmail atribuída ao teu grupo, inicia a criação da tua viagem:
     
a) as viagens terão de iniciar-se na Síria;
     
b) cada localização (país) terá de conter pelo menos uma imagem e um vídeo inseridos através de url;

c) a descrição deverá apresentar o nome do país, o nome do primeiro ministro, o número médio de refugiados recebidos, o link para uma notícia sobre a situação dos refugiados nesse país.



5. A percurso criado ficará guardado e poderá ser editado até ser concluído.



6. Os trabalhos, depois de concluídos, serão apresentados à turma e divulgados no blogue da biblioteca escolar.



Bom trabalho e boa viagem!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Direitos Humanos - Formação para a Cidadania



     Durante os meses de novembro e de dezembro de 2015, no âmbito da aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar e do Programa de Formação para a Cidadania (oferta de escola), os alunos do 7.ºF, sob orientação do professor Nuno Gonçalves e da biblioteca escolar, refletiram sobre a temática dos Direitos Humanos e sobre a Declaração Universal. Realizaram pesquisas orientadas, recorrendo à página de Recursos Educativos Digitais do blogue da biblioteca, que resultaram na criação de filmes biográficos de personalidades marcantes na defesa dos direitos humanos e que do seu desrespeito foram vítimas. 


Guião de trabalho aqui.



Este é o produto final:





                                                                                                                        












                                                                Biblioteca Escolar / Formação para a Cidadania

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Literacia da informação - Biomas




     Nos dias 5 e 12 de novembro e 17 de dezembro, os alunos do 8.ºB realizaram sessões de pesquisa de informação, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com a biblioteca escolar. Obedecendo ao tema proposto pela sua professora Fátima Pinheiro - Biomas /Grandes Ecossistemas Terrestres - os alunos seguiram as etapas do guião de pesquisa Big6 e concretizaram as apresentações que aqui apresentamos. O trabalho, planificado pela professora bibliotecária e pela docente da área disciplinar, seguiu, passo a passo, as orientações fornecidas (aqui).






Eis o resultado do trabalho da turma:






Visualizar em slideshare aqui.



A equipa da biblioteca escolar

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Clube de leitura - 2.ª sessão - 7.ºI

Jornais e revistas



     Durante o mês de outubro, os alunos do 7.ºI dedicaram a sua leitura aos jornais e às revistas, em formato de papel ou em formato digital, disponíveis na biblioteca escolar. As orientações (aqui) foram fornecidas a cada aluno e todos puderam selecionar a notícia ou o artigo com o qual mais de identificaram.
     Depois de redigirem o comentário à notícia/artigo, nas aulas de Português, sob orientação da professora Ana Campos, os alunos, na biblioteca escolar, experimentaram a ferramenta da Web 2.0 VOKI e assim se fizeram ouvir as suas palavras.

     Em mensagens seguintes publicaremos o resultado das leituras realizadas.


  Professora Ana Campos / 7.ºI / Biblioteca Escolar  

Clube de Leitura - 7.ºI - Bruna Constantino

Bruna Constantino 
Revista Visão 

Clube de Leitura - 7.ºI - Inês Saraiva


Inês Saraiva
Revista Visão Júnior

Clube de Leitura - 7.ºI - Sandro Moura


Sandro Moura
Revista Quero saber

Clube de Leitura - 7.ºI - João Braga

João Braga
Revista Visão

Clube de Leitura - 7.ºI - Inês Marques


Inês Marques
Revista Kerrang

Clube de Leitura - 7.ºI - José Sousa


José Sousa
Revista Quero saber
"Desmontar um carro supersónico"

Clube de Leitura - 7.ºI - Diogo Pereira


Diogo Pereira
Revista Quero saber
"Os transportes do futuro"

Clube de Leitura - 7.ºI - Inês Silva


Inês Silva
Revista Audácia

Clube de Leitura - 7.ºI - Paula Graça


Paula Graça
Revista Juvenil

Clube de Leitura - 7.ºI - Hugo Cruz


Hugo Cruz
Revista Quero saber
"Transportes do Futuro"

Clube de Leitura - 7.ºI - Inês Sá


Inês Sá
Revista Courrier Internacional

Clube de Leitura - 7.ºI - Nelson Torres


Nelson Torres
Revista Visão Júnior

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Clube de Leitura - 1.ª sessão - 7.ºI




     No âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a biblioteca escolar, deu-se início ao Clube de Leitura - Leituras reais, partilhas virtuais, que pretende desenvolver a literacia da leitura, promovendo hábitos de leitura regular, de escrita e, ao mesmo tempo,  a utilização ativa das tecnologias.

     Em parceria com a professora Ana Campos e os seus alunos do 7.ºI, surge a primeira sessão, na qual os alunos realizaram a audição do poema "Tive um sonho", de Hugo Santos, na voz de José-António Moreira, e foram convidados, em contexto de sala de aula, a escreverem sobre a sua escola ideal. Os alunos conheceram a ferramenta da Web Padlet e no mural criado publicaram os seus textos que serão, posteriormente, comentados.















     
     Aqui deixamos o texto de partida e os textos de chegada. Com certeza apenas o início de uma viagem pelo mundo da leitura.



Tive um sonho: Uma escola aberta, voltada para a luz dos astros, com uma vozinha a inquirir-me do fundo da sala: «Eh, professor, tu sabes isto?». E eu a dizer que não e a esperar que me ensinem.

Tive um sonho: uma escola sem horários, aberta de manhã à noite, com paredes forradas de pássaros e de sonhos, e com bolas de sabão voando por dentro do coração das palavras e dos números.

Tive um sonho: uma escola sem planos, sem fichas, sem esboços, com a vida sentada a nosso lado, a ensinar-nos as canções de todas as infâncias e a mostrar-nos por onde passam os rios de todas as memórias.

Tive um sonho: uma escola com o chão atapetado de música, para que nos passos ressoem os acordes dos assombramentos. 

Tive um sonho: uma escola dentro dum oceano, para que todos pudéssemos ser pescadores de pérolas e utopias. 

Tive um sonho: uma escola debruçada para o país que somos e para o país que temos, para que professores e alunos aprendam todos os dias onde descansam os vales, vigiam as serras e o coração das coisas adormece no justo lugar em que as palavras e as emoções se confundem. 

Tive um sonho: uma escola com uma floresta crescendo por dentro das salas, alcatifada de nenúfares, com a luz a bater nas folhas das palavras e os frutos crescendo nas pequenas mãos entreabertas. 

Tive um sonho: uma escola que diga: «Aqui é a tua casa. Entra». E, ao entrar nos apercebamos de que aquela é a nossa casa e que, para lá dela, todas as outras casas nos pertencem. 

Tive um sonho: uma escola onde o olhar saiba adormecer serenamente como os silêncios e não seja precisa a voz para proclamarmos a festa de estarmos. 

Tive um sonho: uma escola onde ensinar e aprender sejam sinónimos e não se saiba nunca o suficiente para nos congratularmos com o êxtase da sabedoria. 

Tive um sonho: uma escola, um álamo, um rouxinol anunciando as albas e os crepúsculos. E nós a garatujarmos em papel transparente o coral duma lágrima de emoção inesperadamente sobrevinda. 

Tive um sonho: e por dentro do sonho uma casa, uma escola, um regato de peixes prateados. E o Sol, grande, de mil cores, dos desenhos das crianças a pousar-nos nas mãos enternecidas.







Professora Ana Campos / 7.ºI / Biblioteca Escolar