Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades BE 2014/2015. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades BE 2014/2015. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 14 de julho de 2015

'Rostos do Mundo – Mapa Literário' - articulação curricular


(Valter Hugo Mãe, por Joana Ambrósio)


Rostos do Mundo – Mapa Literário é o resultado do trabalho de articulação curricular entre a biblioteca escolar e as disciplinas de Educação Visual, Português e Geografia, envolvendo os alunos da turma L do 6.º ano e das turmas H, I e J do 7.º ano, orientados pelos professores Henrique Preto (Educação Visual), Rosa Sousa (Português) e Lídia Mota (Geografia). No âmbito do tema da Semana da Leitura 2015, “Palavras do Mundo”, os alunos do 6.º ano retrataram autores da literatura universal, aplicando conhecimentos curriculares da disciplina de Educação Visual, relativos ao desenho de observação e às técnicas de desenho com grafite e lápis de cor. Na disciplina de Português, desenvolvendo técnicas de pesquisa, tratamento de informação e escrita, os alunos redigiram a biografia do autor que retrataram. Os alunos de 7.º ano associaram-se ao projeto, realizando Bilhetes de Identidade dos países de origem/nacionalidade de cada autor em destaque. Os trabalhos foram expostos no espaço da biblioteca escolar, durante a Semana da leitura 2015 e são, agora, editados em ebook.






A biblioteca escolar / Educação Visual / Português / Geografia

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Projeto "H2O" - articulação curricular





     Apresentamos o  projeto H2O, desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/2015, em articulação com os docentes e alunos da turma D do oitavo ano e que permitiu o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e oralidade, assim como a literacia da informação, sempre associados aos conteúdos curriculares. No início do ano letivo, a diretora de turma Ana Amélia Gomes propôs  uma parceria que foi imediatamente abraçada pela biblioteca escolar e que permitiu um trabalho colaborativo muito satisfatório. O tema água constituiu o fio condutor para sessões de trabalho que envolveram diferentes disciplinas ao longo do ano letivo, concretamente Físico-Química, Português, Educação Tecnológica, Ciências Naturais, História e Educação Visual.

     A primeira sessão, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Português, partiu da sessão de animação de leitura no espaço da biblioteca escolar e associou literatura e ciência. A "Lenda do chá" e a obra infantil Emília e o chá de tília,  de Alexandra Pinheiro e Sandra Nascimento, permitiram aos alunos compreender de que forma o chá, também constituído por água, pode ser um excelente indicador ácido-base, tal como ajudou a compreender a professora Ana Amélia Gomes.

(Clicar para visualizar)


    Seguiu-se a seleção e leitura de notícias dedicadas ao tema água, alvo de comentário escrito e apresentação oral na aula de Português, sob orientação da professora Eduarda Veloso, seguindo um guião fornecido (aqui). Depois de comentarem por escrito e oralmente, os alunos conheceram a ferramenta da Web 2.0 VOKI e partilharam, assim, os seus comentários. 

(Trabalho realizado pelo aluno Bruno Pereira)


     A segunda sessão, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Educação Tecnológica, pretendeu, uma vez mais, associar a leitura à ciência, assim como a reutilização de materiais. A história de Pedro Malasartes, de António Mota, foi apresentada aos alunos, acompanhada por diversos instrumentos musicais, que constituíram a banda sonora e, ao mesmo tempo, fizeram a ponte para o conteúdo curricular do "som" e da sua propagação em diferentes meios, nomeadamente no meio aquático. O conhecido instrumento de sopro"rouxinol", típico do artesanato de Barcelos, fez também parte desta sessão, tendo o professor Arménio Carvalhais continuado o projeto na sala de aula e convidado os seus alunos a construir um rouxinol com materiais reciclados.

(Clicar para visualizar)


     O desenvolvimento de competências de literacia da informação foi, igualmente, tida em conta neste projeto, numa sessão de pesquisa preparada em articulação com a professora Maria do Céu Maia. Os alunos conheceram o modelo de pesquisa Big6 e compreenderam a importância de selecionar fontes fidedignas, tendo sido orientados para a utilização da página de Recursos Educativos Digitais do blogue da biblioteca escolar. Seguindo um guião de pesquisa específico (aqui) para o tema água - espécies aquáticas, acederam à informação para posterior tratamento e apresentação.

(Clicar para visualizar)

     A última sessão do ano letivo permitiu a articulação com as disciplinas de História e Educação Visual. Os alunos conheceram melhor a história local, concretamente o Aqueduto de Vila do Conde. Em parceria com a professora Isaura Maia foi preparada a pesquisa de informação, com um guião específico para a tarefa a realizar (aqui), e com a professora Mafalda Oliveira os alunos realizaram desenhos de observação do Aqueduto. O resultado da pesquisa e da ilustração culminou na criação de uma marcador de livros.

     A biblioteca escolar agradece aos alunos, aos professores envolvidos e à diretora de turma, Ana Amélia Gomes, por tão produtiva parceria. Aguardamos a continuação do projeto no próximo ano letivo.


A equipa da BE / 8.ºD

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Campanha publicitária - Biblioteca Escolar (articulação curricular)


     Os professores Ana Margarida Simões (Educação Visual) e António Amaral (Português) e os seus alunos do 6.ºH e do 6.ºI aceitaram o desafio da Biblioteca Escolar e criaram extraordinários cartazes publicitários promotores da Biblioteca e dos seus recursos. A imagem e o slogan completaram uma mensagem que chegou à comunidade escolar. Eis o resultado do trabalho:




A equipa da BE

sexta-feira, 12 de junho de 2015

3, 2, 1... lançar sonda na biblioteca!




     No dia 12 de junho, último dia de aulas, foi também o dia da última sessão do projeto Newton gostava de ler! deste ano letivo. O módulo V, 3, 2, 1 ... lançar sonda na biblioteca! encerrou o longo percurso das sessões que uniram a literatura à ciência.
     No âmbito do projeto Newton gostava de ler!35 turmas (envolvidas em 56 sessões), num total de  895 alunos, passaram pela Biblioteca Escolar Valter Hugo Mãe, onde puderam conhecer e experimentar este inovador conceito de animação de leitura e de divulgação científica concebido pela Fábrica - centro de Ciência Viva de Aveiro e implementado em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde.




Registo das sessões na página do blogue dedicada ao projeto - aqui.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Desafios do blogue da Biblioteca Escolar - Vencedores


    Ao longo do ano letivo, e à semelhança de anos anteriores, a equipa da Biblioteca Escolar, os professores de Geografia e os professores de Português desafiaram os alunos a responderem aos desafios mensais do blogue, com o objetivo de dinamizar este espaço virtual e de  os levar conhecê-lo melhor, explorando os seus recursos. Com o Geodesafio e o Desafio de Português estes realizaram pequenas pesquisas e aumentaram, assim, os seus conhecimentos nestas áreas. Anunciamos, agora, os vencedores dos desafios, os alunos com um maior número de respostas corretas.  



(clicar para visualizar)




                                                                 Equipa da BE / Subdepartamento de Geografia/ Subdepartamento de Português

Animais em Perigo - Articulação Curricular

     No âmbito das propostas de trabalho de articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e Educação para a Cidadania, os alunos do 5.ºH desenvolveram sessões de pesquisa orientada, coordenadas pela Diretora de Turma, Luísa Maia, e pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de aprofundar temáticas constantes das linhas orientadoras emanadas da Direção Geral de Educação e, paralelamente, desenvolver competências de literacia da informação e digitais.
A ‘Educação Ambiental para a Sustentabilidade’ esteve no centro deste pequeno projeto que implicou a criação de um Bilhete de Identidade para animais em perigo, fruto das pesquisas realizadas pelos alunos, culminando na produção de um ebook coletivo. Eis o resultado deste trabalho:



A equipa da BE / Educação para a Cidadania

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Literacia da informação - articulação curricular



(Fonte da imagem >>)

     No dia 8 de junho, a turma G do 7.º ano realizou uma sessão de pesquisa de informação dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com a disciplina de Ciências Naturais (professora  Blandina Ribas), na qual os alunos conheceram o modelo de pesquisa Big6 e compreenderam a importância de selecionar fontes fidedignas, tendo sido orientados para a utilização da página de Recursos Educativos Digitais do blogue da Biblioteca Escolar. Seguindo um guião de pesquisa específico (aqui) para o tema  alvo de estudo, acederam à informação para posterior tratamento e apresentação. Esta foi uma pesquisa que pretendeu consolidar conhecimentos sobre gases radioativos, mais concretamente sobre o radão.





















A equipa da BE/Ciências Naturais

domingo, 7 de junho de 2015

E os "Melhores Leitores" são...

                                                                                                                                               
      
(Clicar para visualizar)

                                                                                                                                       




A equipa da BE

Cerimónia de entrega de prémios - 'Uma aventura fantástica 2015'



     No dia 2 de junho, acompanhámos as alunas premiadas no concurso 'Uma aventura literária 2015', na categoria de 'Desenho - 2.º ciclo', à entrega de prémios que teve lugar na Feira do Livro de Lisboa. A Débora Costa, a Catarina Braga e a Bruna Pereira puderam conhecer as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que tanto admiram, e viveram uma experiência que, sem dúvida, não esquecerão. A professora Ana Margarida Simões, que orientou o trabalho das alunas, registou os momentos com orgulho espelhado no rosto.


                                                                                                                                                                                             A equipa da BE

terça-feira, 19 de maio de 2015

'Crianças Invisíveis' - StoryboardThat

       
     Com o objetivo de promover a leitura e de desenvolver o trabalho colaborativo com as diferentes disciplinas, a biblioteca escolar apresentou um conjunto de propostas de trabalho a desenvolver na disciplina de Educação para a Cidadania. Foram propostas atividades que partiram da leitura de obras literárias, de filmes, de jornais e revistas, de páginas Web, entre outras possibilidades, que resultassem em trabalhos que, preferencialmente, levassem os alunos a utilizar ativamente as novas tecnologias. Para além da promoção da leitura e do desenvolvimento de literacias digitais, pretendeu a biblioteca escolar contribuir para a reflexão sobre temas como a diferença, a igualdade de género, o ambiente, os média e, até, a utilização segura da tecnologia, constantes das linhas orientadoras da Educação para a Cidadania, da Direção geral de Educação.


  


     No âmbito do tema orientador Educação para o desenvolvimento, os alunos do 6.ºG visionaram o filme coletivo Crianças Invisíveis (All the invisible children),  composto por curtas metragens de realizadores de culto como Emir Kusturika (Bósnia), Spike Lee (EUA), katia Lund (Brasil), Ridley Scott (Reino Unido) ou John Woo (China), entre outros. Inspirados nas curtas metragens, refletiram, sob orientação do seu diretor de turma, professor Nuno Silva, sobre direitos, deveres e valores de cidadania. O resultado dessa reflexão está espelhado nas pranchas de BD criadas pelos alunos, com recurso à ferramenta da Web 2.o StoryboardThat. Estes são apenas alguns dos trabalhos realizados, inspirados em "Blue Gypsy", "Jesus Children of America" ou "Bilu & João".


Basta clicar nas imagens para visualizar:






Biblioteca Escolar / Educação para a Cidadania

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O projeto 'Newton gostava de ler!' continua...


     Ao longo do mês de abril, os módulos III e IV do projeto 'Newton gostava de ler!' chegaram a alunos e professores. Estes dois módulos envolveram já 207 alunos e 8 professores e mais sessões se avizinham. Literatura e ciência têm-se revelado uma parceria de sucesso!












Registo das sessões aqui.

A equipa da BE

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Alunos premiados - 'Uma Aventura Literária 2015'



     A Escola Básica Frei João de Vila do Conde está de parabéns, já que este ano voltou a ter alunos premiados, na categoria de Desenho, no Concurso Uma Aventura Literária 2015. À aluna Débora Sofia Cruz Costa, do 6.ºI, foi atribuído o 3.º Prémio ex-aequo (2.º Ciclo – modalidade Desenho) e às alunas Bruna Rafaela Pereira e Catarina Silva Braga, ambas do 6.ºG, o Prémio Especial do Júri (2.º ciclo - modalidade Desenho).

     Parabéns às alunas e à sua professora Ana Margarida Simões, que muito bem as orientou nesta Aventura!


Débora Sofia Cruz Costa - 6.ºI
3.º Prémio ex-aequo (2.º Ciclo – modalidade Desenho)



Bruna Rafaela Pereira - 6.ºG
Prémio Especial do Júri (2.º Ciclo – modalidade Desenho)


Catarina Silva Braga - 6.ºG
Prémio Especial do Júri (2.º Ciclo – modalidade Desenho)





     Temos ainda o grande prazer de anunciar que a aluna Leonor Sofia Figueiredo Óca, do 6.ºM, foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria de Teatro. Este trabalho adaptou a teatro o conto tradicional "O senhor maio", integrante da obra Rãs, príncipes e feiticeirosde Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Parabéns, Leonor!

Ler texto a concurso aqui.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia mundial do livro e dos direitos de autor 2015






     No dia 23 de abril, Dia mundial do livro e dos direitos de autor, proclamado pela Unesco em 1996, a nossa biblioteca recebe, uma vez mais, Jorge Basílio com a sua mais recente obra O enigma de garum. A história local, concretamente a presença dos romanos na cidade da Póvoa de Varzim, constitui o tema central deste livro que permite ao leitor embrenhar-se no quotidiano do império romano, envolvendo-se com personagens ficcionadas, mas podendo, também, conhecer melhor esta época clássica. Os alunos do 7.ºB e do 7.ºE, acompanhados dos docentes Armanda Ribeiro, Pedro Lino e Conceição Silva, terão a oportunidade de conhecer o processo de criação desta obra que, também, já leram nas aulas.





     Ao longo do dia, realizar-se-ão sessões dos módulos III e IV do  projeto Newton gostava de ler!, uma sempre excelente forma de celebrar a leitura.



     As Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo/pré-escolar do Agrupamento levarão a cabo a iniciativa Feira de Leituras, promovida e coordenada pelas professoras bibliotecárias Celeste Carneiro e Idalina Silva, que celebrará o livro com um momento de leituras coletivo no parque João Paulo II e que envolverá alunos, docentes e assistentes operacionais destes níveis de ensino/educação, Encarregados de Educação e comunidades educativa e local. 



quarta-feira, 22 de abril de 2015

9.ª Final distrital - CNL



     No dia 21 de abril, as alunas Ana Catarina Santos, Mariana Meireles e Ana Catarina Gil participaram na 9.ª final distrital do Concurso Nacional de Leitura, em representação da Escola Básica Frei João de Vila do Conde. Este foi um dia cheio de experiências culturais que, com certeza, enriqueceram as nossas alunas. Para além da realização da prova escrita, o grupo teve a oportunidade de visitar a extraordinária exposição de arte contemporânea africana You love me, you love me not, arte da coleção Sindika Dokolo, e de assistir ao espetáculo teatral 'Adversus', pela Companhia de Teatro Andante, com muita e boa poesia. Álvaro Magalhães, um dos autores lidos pelas nossas alunas, marcou, também, presença nesta final, dirigindo-se a todos os concorrentes e leitores. Marcante foi, ainda, a performance teatral baseada na obra A montanha de água lilás, de Pepetela, orientada pela atriz Lara Morgado e que envolveu alunos concorrentes.



A equipa da BE

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Concurso Interno de Leitura - Final


     



     Decorreu, hoje, a prova final, de leitura expressiva e de argumentação, do Concurso Interno de Leitura destinado a alunos do 2.º ciclo. Cinco finalistas de cada ano deram o seu melhor e deixaram orgulhosos os seus professores de Português e o Júri desta fase do concurso. Parabéns a todos os alunos pelo excelente desempenho na leitura e pela partilha de opiniões fundamentadas sobre as obras lidas. 


(Clicar para visualizar)




A equipa da Biblioteca Escolar / O subdepartamento de Português (2.º Ciclo)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Segurança na Internet / StoryboardThat (articulação curricular)


     Durante a semana dedicada à Segurança na Internet, os alunos do 7.ºH e do 5.ºD, nas aulas de Educação para a Cidadania, desenvolveram sessões de trabalho na Biblioteca Escolar, explorando recursos disponibilizados pelos sítios Web Segura Net e Internet Segura.pt e refletindo sobre temas tão importantes como o cyberbullying, os riscos dos chats ou a postagem de conteúdos online.
     Com recurso à ferramenta da Web 2.0 'StoryboardThat' os alunos criaram pranchas de BD ilustrativas das  situações de risco na Internet sobre as quais refletiram. Esta foi a proposta de trabalho feita pela Biblioteca Escolar.


Basta clicar nas imagens para visualizar:

 







A equipa da BE / Educação para a Cidadania