Mostrar mensagens com a etiqueta Newton gostava de ler!. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Newton gostava de ler!. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Newton gostava de ler! - Enigmatemático




     Nos dias 6 e 9 de junho, os alunos das turmas F e K do 6.º ano, acompanhados pela sua professora de Matemática, Ana Lourenço, deliciaram-se com as Histórias ao telefone, de Gianni Rodari. Os seus contos "A mulher que contava espirros", "Passei com mais dois", "Edifício para destruir" e "Inventando números" mostraram-lhes que a Matemática e a leitura muito têm em comum. Os jogos matemáticos propostos no módulo III do projeto Newton gostava de ler! constituíram uma excelente forma de terminar a disciplina e o ano letivo.


A equipa da biblioteca escolar

domingo, 22 de maio de 2016

Ciência a motor - Newton gostava de ler!








     Durante os meses de abril e maio, 11 turmas de 5.º e de 9.º anos participaram, com os seus professores, Sandra Pinto, Ana Margarida Simões, Anabela Capela, Pedro Silva e Patrícia Araújo, no módulo IV do Projeto Newton gostava de ler!, dedicado à energia elétrica. 
     As redações da Guidinha, de Luís de Sttau Monteiro, divertiram e lembraram um tempo muito diferente, há mais de 40 anos, quando Guidinha falava nas páginas do Diário de Lisboa.
     A promoção da leitura e a articulação curricular com as disciplinas de Educação Tecnológica e Físico-Química concretizaram-se nestas sessões dinamizadas pela biblioteca escolar.




A equipa da BE

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Newton gostava de ler!




     O projeto Newton gostava de ler! continua a proporcionar a articulação curricular, a estimular a leitura e a divulgar a ciência na biblioteca escolar. 

     No dia 15 de janeiro, os alunos do 7.ºF e a sua professora de Físico-Química, Ana Amélia Gomes, estiveram na biblioteca escolar para ouvir as belíssimas palavras de Mia Couto em Na berma de nenhuma estrada. No conto "O fazedor de luzes", os alunos estiveram "baixo do céu estreloso", admiraram o sistema solar, as constelações, os satélites e as sondas. Meteram mãos à obra e conceberam os seus projetos: um sistema de aterragem para uma "sonda-ovo" de última geração. Depois, foi só fazer a contagem decrescente 3, 2, 1... lançar sonda na biblioteca!.


(Clicar para visualizar)


     No dia 25 de janeiro, as Redações da Guidinha, de Luís de Sttau Monteiro, encantaram os alunos do 5.ºF no módulo Ciência a motor. O tema da eletricidade,  já explorado nas aulas de Educação Tecnológica com o professor Henrique Preto, ganhou vida através de "brinquedos de brincar" e não apenas "de ver" que os alunos construíram.

(Clicar para visualizar)


A biblioteca escolar

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Newton gostava de ler!



     As sessões do projeto Newton gostava de ler! continuam na biblioteca escolar Valter Hugo Mãe, reforçando a articulação curricular, promovendo a leitura e divulgando a ciência.      
     Acompanhados pela sua professora Mariana Ferreira, os alunos do 7.ºH, do 7.ºI, do 8.ºB e do 8.ºC realizaram o módulo II, Enigmatemático. Ouviram os "Contos matemáticos", de Gianni Rodari, da obra Histórias ao telefone, e sentiram-se imediatamente preparados para resolver os desafios propostos.


 


     Os alunos do 8.ºB e do 8.ºC regressaram à biblioteca escolar para descobrir o culpado de um assalto, inspirados por Timmy Fiasco, no módulo III, Pós sob investigação, acompanhados da sua professora de Físico-Química, Patrícia Araújo.



A equipa da biblioteca escolar


sexta-feira, 12 de junho de 2015

3, 2, 1... lançar sonda na biblioteca!




     No dia 12 de junho, último dia de aulas, foi também o dia da última sessão do projeto Newton gostava de ler! deste ano letivo. O módulo V, 3, 2, 1 ... lançar sonda na biblioteca! encerrou o longo percurso das sessões que uniram a literatura à ciência.
     No âmbito do projeto Newton gostava de ler!35 turmas (envolvidas em 56 sessões), num total de  895 alunos, passaram pela Biblioteca Escolar Valter Hugo Mãe, onde puderam conhecer e experimentar este inovador conceito de animação de leitura e de divulgação científica concebido pela Fábrica - centro de Ciência Viva de Aveiro e implementado em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde.




Registo das sessões na página do blogue dedicada ao projeto - aqui.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O projeto 'Newton gostava de ler!' continua...


     Ao longo do mês de abril, os módulos III e IV do projeto 'Newton gostava de ler!' chegaram a alunos e professores. Estes dois módulos envolveram já 207 alunos e 8 professores e mais sessões se avizinham. Literatura e ciência têm-se revelado uma parceria de sucesso!












Registo das sessões aqui.

A equipa da BE

terça-feira, 3 de março de 2015

Newton gostava de ler! - Pós sob investigação...





     Os alunos do 7.ºE, do 7.ºG, do 9.ºB e do 9.ºF já privaram com Timmy Fiasco e já descobriram a sua extraordinária agência de detetives. Trata-se do módulo II do projeto Newton gostava de ler!, pós sob investigação..., que dá a conhecer a obra Timmy Fiasco - sempre a meter água, de Stephan Pastis, e convida os alunos a vestirem a pele de investigadores criminais. A identificação do responsável de um assalto é a tarefa a realizar. Mais uma vez, literatura e ciência invadem o espaço da biblioteca escolar

Espreitem a página dedicada ao projeto aqui.

A equipa da BE

domingo, 1 de fevereiro de 2015

"Newton gostava de ler!" continua...





      As sessões do módulo I do projeto Newton gostava de ler! continuam a replicar-se na Biblioteca Escolar Valter Hugo Mãe e mais de duzentos alunos já experimentaram a ciência através da literatura, num total de nove turmas. Notas de cozinha de Leonardo Da Vinci e "Na tacinha das natas" têm motivado à leitura e à ciência e assim continuarão.
     A equipa do Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, parceira neste projeto, esteve presente em uma das sessões. Obrigada pela colaboração!




Acompanhem a implementação do projeto aqui.

A equipa da BE

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Newton gostava de ler! - Módulo I



     O projeto Newton gostava de ler! chegou a Vila do Conde e os alunos da Escola Básica Frei João iniciaram já esta aventura que traz a ciência ao espaço da Biblioteca Escolar. No âmbito da programação da Feira do Livro, nos dias 2 e 5 de dezembro, duas sessões do módulo I levaram os alunos do 5.ºB e do 7.ºJ a viverem "experiência emulsionante!".




Acompanhem as sessões na página deste blogue destinada ao projeto >>.

                     A equipa da BE