terça-feira, 28 de junho de 2016

Projeto Educativo de Serralves - Apoio a Projetos



(Clicar nas imagens para visualizar)


     A biblioteca escolar assume um importante papel no apoio a projetos de alunos e professores das diferentes áreas disciplinares. As professoras Ana Margarida Fernandes e Ana Pinheiro e os seus alunos do 6.ºC, nas disciplinas de Educação Visual e Português, desenvolveram trabalhos no âmbito do Projeto Anual com Escolas, da Fundação de Serralves, este ano subordinado ao tema As imagens do corpo. A arte de Helena Almeida, que esteve exposta no Museu de Serralves (A minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra), entre 17 de outubro e 10 de janeiro, constituiu o ponto de partida de um processo artístico longo e enriquecedor.



1.ª fase

No dia 27 de janeiro, os alunos puderam conhecer melhor a Fundação de Serralves e a artista que os inspirou, numa sessão de trabalho preparada pela biblioteca escolar e pela docente responsável pelo projeto.




2.ª fase

A turma realizou desenho de observação do corpo, a partir de modelo humano, e da cadeira, objeto que utiliza no seu quotidiano. O resultado destes desenhos de observação foram fundidos, dando origem a composições livres que foram ao encontro do tema central do trabalho "corpo - cadeira".







3.ª fase

Depois de os alunos assumirem a cadeira como um prolongamento do seu corpo e de lhe terem atribuído uma outra função, diferente daquela que lhe dão no dia-a-dia, aconteceu a sessão fotográfica que deu origem ao seguinte vídeo:




4.ª fase


Os vinte e dois alunos da turma, acompanhados pelas professoras de Educação Visual, de Português e de Inglês, visitaram o Museu de Serralves, no dia 8 de abril, tendo participado no workshop Corpo – Semente, baseado na obra de Alberto Carneiro.




5.ª fase

Nesta fase do projeto, um novo objeto ganha vida, o corpo-cadeira. A proximidade do corpo com a cadeira, um objeto que integra as rotinas diárias dos alunos, confere a esta dualidade uma existência própria. Fragmentos desse novo objeto, corpo-cadeira, é o que se pode ver no vídeo seguinte:




6.ª fase


A memória descritiva visual de todo o processo criativo foi registada em papel de cenário. Neste suporte se podem ver os diferentes desenhos das fases do trabalho desenvolvido, assim como os poemas criados na disciplina de Português. Este registo acompanhará a exposição final no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, durante os meses de julho e setembro.





7.ª fase

O objeto artístico final passou pela conceção de uma peça de vestuário. A cadeira vestiu o corpo dos alunos. As fotografias de fragmentos do novo objeto corpo-cardeira, realizados na 3.ª fase do projeto, construíram uma peça de vestuário que é, ao mesmo tempo, uma obra de arte.




A arte contemporânea faz agora parte da vida dos alunos do 6.ºC.


Visitem a exposição!


A biblioteca escolar
As professoras Ana Margarida Fernandes e Ana Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário