Visualizar em pdf aqui.
quarta-feira, 23 de março de 2016
segunda-feira, 21 de março de 2016
SOBE - Álbum de Família
No ano letivo 2015/2016, o projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) procurou envolver as famílias dos alunos da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, levando-as a realizar leituras e, consequentemente, a refletir sobre a temática da saúde oral.
Em articulação com a Unidade de Saúde da Póvoa do Varzim / UCC Vila Conde (Enfermeira Antónia Almeida), parceira no projeto, foram dinamizadas pelas professoras Carla Brito e Armanda Ribeiro, elementos da equipa das bibliotecas escolares, nos Jardins de Infância do Agrupamento, sessões de animação de leitura, seguidas de sessões de sensibilização para a importância da higiene oral.
Paralelamente, os alunos e as suas famílias foram convidadas a ler as histórias “O dente branquinho e a escova rabina”, “O macaco com o rabo cortado” e “Os três porquinhos e o lobo com mau hálito”, numa transcrição adaptada daquelas que estão disponíveis na plataforma do projeto SOBE (aqui), e a ilustrar um álbum de família, através de desenho, colagem ou fotografia. Foi, igualmente, feito o convite às famílias de contarem a história lida em casa na sala de aula do seu educando.
Apresenta-se aqui uma seleção dos trabalhos realizados em contexto familiar, assim como algumas das ilustrações das histórias ouvidas pelos alunos nas sessões de animação de leitura dinamizadas pelos professores e pelas suas famílias.
Durante a Semana da Leitura do Agrupamento, os alunos do 5.º C, sob orientação das professoras Ana Margarida Fernandes e Carla Brito, apresentaram a encenação da história “A Branca de Neve e a Rainha dos Dentes amarelos” a alunos dos Jardins de Infância de Caxinas, Girassóis e Benguiados.
Recursos:
Proposta de atividade >>
História 1 >>
História 2 >>
História 3 >>
Álbum de Família >>
Recursos:
Proposta de atividade >>
História 1 >>
História 2 >>
História 3 >>
Álbum de Família >>
Equipa das bibliotecas escolares / O Departamento Pré-escolar
Concurso Interno de Leitura - Finalistas do 2.º Ciclo
No dia 4 de março, no âmbito da programação da Semana da Leitura, 66 alunos do 2.º ciclo realizaram a prova escrita do Concurso Interno de Leitura sobre as obras Missão impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e A casa das bengalas, de António Mota. Passarão à prova final de leitura expressiva e argumentação, a realizar no 3.º período, cinco alunos de cada um dos anos deste ciclo.
Os alunos finalistas de 5.º ano são:
Vânia Cristina da Silva Canjungo - 5.ºA
Diogo Branco Lopes - 5.ºB
Iara Lopes Oliveira - 5.ºB
Sofia Amorim Soares - 5.ºB
João de Brito e Fernandes - 5.ºL
Iara Rocha Alves - 6.ºA
Ana Miguel Faia Araújo Viana - 6.ºB
Maria Angélica Vilas Boas Maricato - 6.ºB
Bruna Fangueiro Cerqueira - 6.ºC
Rita Terroso Fangueiro Silva - 6.ºH
Damos os parabéns a todos os leitores.
A equipa da biblioteca escolar
Estendais Poéticos na Biblioteca Municipal José Régio
Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Poesia, a Rede de Bibliotecas de Vila do Conde expõe, mais uma vez, na Biblioteca Municipal José Régio, os Estendais Poéticos criados por alunos e professores das escolas do concelho. A Escola Básica Frei João participou na iniciativa com trabalhos criados pelos alunos das turmas B, C, D e E do 8.º ano, sob orientação da professora Graça Maçães. Nas palavras de Fernando Pessoa, concretamente no seu poema "Mar Português", da obra Mensagem, professora e alunos encontraram o caminho para homenagear a cidade de Vila do Conde.
(EB Bento de Freitas)
(EB Caxinas)
A equipa da biblioteca escolar
Dia Mundial da Poesia
Que a Poesia traga primavera aos nossos dias.
Quando Vier a Primavera
Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
Alberto Caeiro, in Poemas Inconjuntos
Feliz Dia Mundial da Poesia!
sábado, 19 de março de 2016
Dia do Pai - Lighthouse ("Farol")
Lighthouse (Farol)
Curta metragem de animação de Po Chou Chi, jovem realizador, natural de Taiwan, radicado em Los Angeles, que retrata a relação entre pai e filho, o crescimento, o amor e o respeito.
Feliz Dia do Pai
segunda-feira, 7 de março de 2016
Formação para a Cidadania - audiobook
A biblioteca escolar tem vindo a desenvolver atividades de articulação curricular com a disciplina de Formação para a Cidadania, concretizando as temáticas e atividades previstas no programa a implementar nestas aulas de oferta complementar.
No âmbito do tema Educação para os valores, e com o objetivo de promover nos alunos o respeito mútuo e o respeito pela Natureza, os alunos do 5.ºD, orientados pela biblioteca escolar e pela diretora de turma Isabel Lemos, prepararam a leitura de A árvore generosa, da Editora Bruaá, e, emprestando as suas vozes às palavras de Shel Silverstein, criaram um audiobook destinado aos alunos da Educação Especial da nossa escola.
O resultado do trabalho realizado poderá ser visualizado ou apenas ouvido, nos formatos aqui apresentados:
A biblioteca escolar / Formação para a Cidadania
domingo, 6 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 na biblioteca escolar Valter Hugo Mãe
No dia 22 de fevereiro, já integrado no programa da Semana da Leitura 2016, aconteceu, na Biblioteca Escolar Valter Hugo Mãe, o encontro com o escritor Richard Zimler. Os alunos do Pré-escolar e do 1.º ano da Escola Básica de Benguiados, sob orientação das educadoras Rosa Garrido e Huguette Fonseca e da professora Paula Celeste Faria, apresentaram ao autor os seus trabalhos resultantes da leitura da obra Se eu fosse.... Ouviram, ainda, pelo próprio Richard Zimler, a leitura de Dança quando chegares ao fim, bons conselhos de amigos animais.
No dia 29 de fevereiro, aconteceu o ansiado encontro com Valter Hugo Mãe, patrono da nossa biblioteca escolar, que contou, também, com a presença da mãe do escritor e da sua irmã, Marisol Freitas.
No início deste encontro, todos assistiram ao pequeno filme, que pretendeu ser um tributo ao escritor, no qual alunos, professores e assistentes operacionais disseram as maravilhosas palavras retiradas dos seus livros.
Da leitura de O paraíso são os outros resultaram extraordinários trabalhos realizados pelos alunos do 6.ºD e do 6.ºK, orientados pelas professoras Ana Campos, Marina Cardoso, Sandra Pinto e Ana Margarida Fernandes. Foi grande o privilégio de receber o maravilhoso Valter Hugo Mãe e acreditamos que este dia ficará na memória de todos os presentes.
No dia 1 de março, o livro Poemas da horta e outras verduras foi o mote para a conversa com Manuela Leitão. Os alunos do 2.º e do 3.º anos da Escola Básica de Benguiados (professoras Ana Paula, Margarida Amorim e Aida Fernandes) e das turmas A, J e K do 5.º ano da Escola Básica Frei João de Vila do Conde (professoras Carolina Lima, Marina Cardoso e Lídia Costa) conheceram, finalmente, a autora dos poemas que leram e a partir dos quais criaram outros textos e ilustrações.
Os trabalhos realizados deram origem a belos individuais literários.
A comemoração do centenário da passagem dos artistas Robert e Sonia Delaunay por Vila do Conde permitiu o desenvolvimento de projetos das turmas B, C e D de 9.º ano, nas disciplinas de História (professora Isaura Maia) e Educação Visual (professora Graça Maçães), assim como da turma C do 6.º ano (professora Ana Margarida Fernandes).
No dia 2 de março, a pintora Isabel Lhano enriqueceu os projetos realizados, tendo partilhado com os alunos o seu amor a estes artistas e os seus vastos conhecimentos sobre a sua obra.
A manhã do dia 3 de março foi dedicada ao projeto SOBE com a apresentação da encenação do conto A Branca de neve e a Rainha dos dentes amarelos que deliciou alunos dos Jardins de Infância de Caxinas, Girassóis e Benguiados. Os alunos do 5.ºC recriaram o texto disponibilizado na plataforma do projeto, sob orientação da professora Carla Brito, e conceberam o formato da encenação com sua Diretora de Turma Ana Margarida Fernandes.
Aqui fica a gravação do texto recriado pelos alunos do 5.ºC:
Ainda no dia 3 de março, os alunos das turmas H e I do 6.º ano aumentaram os seus conhecimentos relativos ao património industrial da sua cidade, numa sessão com a arqueóloga Liliana Pereira, do gabinete de Arqueologia de Vila do Conde. As marcas Ach Brito e Portugália/Viarco constituíram temas de estudo nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, sob orientação da professora Sandra Pinto, tendo dado origem a belíssimos trabalhos que permitiram aplicar conteúdos curriculares.
No dia 4 de março, 66 alunos do 2.º ciclo realizaram a prova escrita do Concurso Interno de Leitura sobre as obras Missão impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e A casa das bengalas, de António Mota. Passarão à prova final de leitura expressiva e argumentação cinco alunos de cada um dos anos deste ciclo.
A nossa Semana da Leitura 2016 terminou com um belíssimo momento musical, na tarde do dia 4 de março, da responsabilidade da Orquestra Frei João, orientada pela professora Judite Caramelo, tendo sido enriquecido o som da flauta de Bisel com as vozes dos meninos do 5.ºE, preparados pela professora Ana Mafalda Damião. Esta sessão contou com a presença de encarregados de educação.
Ao longo da semana, alunos e professores usufruíram da exposição O património: dar um futuro ao passado, disponibilizada pela Editora Santillana, cujos painéis temáticos contextualizaram as atividades constantes do nosso programa da Semana da leitura 2016.
A equipa da biblioteca escolar agradece aos seus colaboradores, à Direção, aos docentes, aos alunos, aos seus encarregados de educação e aos assistentes operacionais que participaram nas atividades programadas, aos nossos convidados e, em especial, à assistente operacional Natália Peniche.
A equipa da biblioteca escolar
quarta-feira, 2 de março de 2016
Desafios do blogue da Biblioteca Escolar - vencedores do mês de fevereiro de 2016
Subscrever:
Comentários (Atom)











