domingo, 6 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 na biblioteca escolar Valter Hugo Mãe





     No dia 22 de fevereiro, já integrado no programa da Semana da Leitura 2016, aconteceu, na Biblioteca Escolar Valter Hugo Mãe, o encontro com o escritor Richard Zimler. Os alunos do Pré-escolar e do 1.º ano da Escola Básica de Benguiados, sob orientação das educadoras Rosa Garrido e Huguette Fonseca e da professora Paula Celeste Faria, apresentaram ao autor os seus trabalhos resultantes da leitura da obra Se eu fosse.... Ouviram, ainda, pelo próprio Richard Zimler, a leitura de Dança quando chegares ao fim, bons conselhos de amigos animais





     No dia 29 de fevereiro, aconteceu o ansiado encontro com Valter Hugo Mãe, patrono da nossa biblioteca escolar, que contou, também, com a presença da mãe do escritor e da sua irmã, Marisol Freitas.

     No início deste encontro, todos assistiram ao pequeno filme, que pretendeu ser um tributo ao escritor, no qual alunos, professores e assistentes operacionais disseram as maravilhosas palavras retiradas dos seus livros.




     Da leitura de O paraíso são os outros resultaram extraordinários trabalhos realizados pelos alunos do 6.ºD e do 6.ºK, orientados pelas professoras Ana Campos, Marina Cardoso, Sandra Pinto e Ana Margarida Fernandes. Foi grande o privilégio de receber o maravilhoso Valter Hugo Mãe e acreditamos que este dia ficará na memória de todos os presentes.





     No dia 1 de março, o livro Poemas da horta e outras verduras foi o mote para a conversa com Manuela Leitão. Os alunos do 2.º e do 3.º anos da Escola Básica de Benguiados (professoras Ana Paula, Margarida Amorim e Aida Fernandes) e das turmas A, J e K do 5.º ano da Escola Básica Frei João de Vila do Conde (professoras Carolina Lima, Marina Cardoso e Lídia Costa) conheceram, finalmente, a autora dos poemas que leram e a partir dos quais criaram outros textos e ilustrações. 


     

Os trabalhos realizados deram origem a belos individuais literários.









     A comemoração do centenário da passagem dos artistas Robert e Sonia Delaunay por Vila do Conde permitiu o desenvolvimento de projetos das turmas B, C e D de 9.º ano, nas disciplinas de História (professora Isaura Maia) e Educação Visual (professora Graça Maçães), assim como da turma C do 6.º ano (professora Ana Margarida Fernandes).

     No dia 2 de março, a pintora Isabel Lhano enriqueceu os projetos realizados, tendo partilhado com os alunos o seu amor a estes artistas e os seus vastos conhecimentos sobre a sua obra. 






     A manhã do dia 3 de março foi dedicada ao projeto SOBE com a apresentação da encenação do conto A Branca de neve e a Rainha dos dentes amarelos que deliciou  alunos dos Jardins de Infância de Caxinas, Girassóis e Benguiados. Os alunos do 5.ºC recriaram o texto disponibilizado na plataforma do projeto, sob orientação da professora Carla Brito, e conceberam o formato da encenação com sua Diretora de Turma Ana Margarida Fernandes.



Aqui fica a gravação do texto recriado pelos alunos do 5.ºC:



     

     Ainda no dia 3 de março, os alunos das turmas H e I do 6.º ano aumentaram os seus conhecimentos relativos ao património industrial da sua cidade, numa sessão com a arqueóloga Liliana Pereira, do gabinete de Arqueologia de Vila do Conde. As marcas Ach Brito e Portugália/Viarco constituíram temas de estudo  nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, sob orientação da professora Sandra Pinto, tendo dado origem a belíssimos trabalhos que permitiram aplicar conteúdos curriculares.





     No dia 4 de março, 66 alunos do 2.º ciclo realizaram a prova escrita do Concurso Interno de Leitura sobre as obras Missão impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e A casa das bengalas, de António Mota. Passarão à prova final de leitura expressiva e argumentação cinco alunos de cada um dos anos deste ciclo.





     A nossa Semana da Leitura 2016 terminou com um belíssimo momento musical, na tarde do dia 4 de março, da responsabilidade da Orquestra Frei João, orientada pela professora Judite Caramelo, tendo sido enriquecido o som da flauta de Bisel com as vozes dos meninos do 5.ºE, preparados pela professora Ana Mafalda Damião. Esta sessão contou com a presença de encarregados de educação.




     Ao longo da semana, alunos e professores usufruíram da exposição O património: dar um futuro ao passado, disponibilizada pela Editora Santillana, cujos painéis temáticos contextualizaram as atividades constantes do nosso programa da Semana da leitura 2016.




     A equipa da biblioteca escolar agradece aos seus colaboradores, à Direção, aos docentes, aos alunos, aos seus encarregados de educação e aos assistentes operacionais que participaram nas atividades programadas, aos nossos convidados e, em especial, à assistente operacional Natália Peniche.




A equipa da biblioteca escolar


Sem comentários:

Enviar um comentário