segunda-feira, 21 de março de 2016

SOBE - Álbum de Família





     No ano letivo 2015/2016, o projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) procurou envolver as famílias dos alunos da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, levando-as a realizar leituras e, consequentemente, a refletir sobre a temática da saúde oral. 


     Em articulação com a Unidade de Saúde da Póvoa do Varzim / UCC Vila Conde (Enfermeira Antónia Almeida), parceira no projeto, foram dinamizadas pelas professoras Carla Brito e Armanda Ribeiro, elementos da equipa das bibliotecas escolares, nos Jardins de Infância do Agrupamento, sessões de animação de leitura, seguidas de sessões de sensibilização para a importância da higiene oral.



     Paralelamente, os alunos e as suas famílias foram convidadas a ler as histórias “O dente branquinho e a escova rabina”, “O macaco com o rabo cortado” e “Os três porquinhos e o lobo com mau hálito”, numa transcrição adaptada daquelas que estão disponíveis na plataforma do projeto SOBE (aqui), e a ilustrar um álbum de família, através de desenho, colagem ou fotografia. Foi, igualmente, feito o convite às famílias de contarem a história lida em casa na sala de aula do seu educando.

     Apresenta-se aqui uma seleção dos trabalhos realizados em contexto familiar, assim como algumas das ilustrações das histórias ouvidas pelos alunos nas sessões de animação de leitura dinamizadas pelos professores e pelas suas famílias.

     Durante a Semana da Leitura do Agrupamento, os alunos do 5.º C, sob orientação das professoras Ana Margarida Fernandes e Carla Brito, apresentaram a encenação da história “A Branca de Neve e a Rainha dos Dentes amarelos” a alunos dos Jardins de Infância de Caxinas, Girassóis e Benguiados.







Recursos:

Proposta de atividade >>

História 1 >>

História 2 >>

História 3 >>

Álbum de Família >>


Equipa das bibliotecas escolares / O Departamento Pré-escolar 

Sem comentários:

Enviar um comentário