segunda-feira, 13 de julho de 2015

Projeto "H2O" - articulação curricular





     Apresentamos o  projeto H2O, desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/2015, em articulação com os docentes e alunos da turma D do oitavo ano e que permitiu o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e oralidade, assim como a literacia da informação, sempre associados aos conteúdos curriculares. No início do ano letivo, a diretora de turma Ana Amélia Gomes propôs  uma parceria que foi imediatamente abraçada pela biblioteca escolar e que permitiu um trabalho colaborativo muito satisfatório. O tema água constituiu o fio condutor para sessões de trabalho que envolveram diferentes disciplinas ao longo do ano letivo, concretamente Físico-Química, Português, Educação Tecnológica, Ciências Naturais, História e Educação Visual.

     A primeira sessão, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Português, partiu da sessão de animação de leitura no espaço da biblioteca escolar e associou literatura e ciência. A "Lenda do chá" e a obra infantil Emília e o chá de tília,  de Alexandra Pinheiro e Sandra Nascimento, permitiram aos alunos compreender de que forma o chá, também constituído por água, pode ser um excelente indicador ácido-base, tal como ajudou a compreender a professora Ana Amélia Gomes.

(Clicar para visualizar)


    Seguiu-se a seleção e leitura de notícias dedicadas ao tema água, alvo de comentário escrito e apresentação oral na aula de Português, sob orientação da professora Eduarda Veloso, seguindo um guião fornecido (aqui). Depois de comentarem por escrito e oralmente, os alunos conheceram a ferramenta da Web 2.0 VOKI e partilharam, assim, os seus comentários. 

(Trabalho realizado pelo aluno Bruno Pereira)


     A segunda sessão, em articulação com as disciplinas de Físico-Química e Educação Tecnológica, pretendeu, uma vez mais, associar a leitura à ciência, assim como a reutilização de materiais. A história de Pedro Malasartes, de António Mota, foi apresentada aos alunos, acompanhada por diversos instrumentos musicais, que constituíram a banda sonora e, ao mesmo tempo, fizeram a ponte para o conteúdo curricular do "som" e da sua propagação em diferentes meios, nomeadamente no meio aquático. O conhecido instrumento de sopro"rouxinol", típico do artesanato de Barcelos, fez também parte desta sessão, tendo o professor Arménio Carvalhais continuado o projeto na sala de aula e convidado os seus alunos a construir um rouxinol com materiais reciclados.

(Clicar para visualizar)


     O desenvolvimento de competências de literacia da informação foi, igualmente, tida em conta neste projeto, numa sessão de pesquisa preparada em articulação com a professora Maria do Céu Maia. Os alunos conheceram o modelo de pesquisa Big6 e compreenderam a importância de selecionar fontes fidedignas, tendo sido orientados para a utilização da página de Recursos Educativos Digitais do blogue da biblioteca escolar. Seguindo um guião de pesquisa específico (aqui) para o tema água - espécies aquáticas, acederam à informação para posterior tratamento e apresentação.

(Clicar para visualizar)

     A última sessão do ano letivo permitiu a articulação com as disciplinas de História e Educação Visual. Os alunos conheceram melhor a história local, concretamente o Aqueduto de Vila do Conde. Em parceria com a professora Isaura Maia foi preparada a pesquisa de informação, com um guião específico para a tarefa a realizar (aqui), e com a professora Mafalda Oliveira os alunos realizaram desenhos de observação do Aqueduto. O resultado da pesquisa e da ilustração culminou na criação de uma marcador de livros.

     A biblioteca escolar agradece aos alunos, aos professores envolvidos e à diretora de turma, Ana Amélia Gomes, por tão produtiva parceria. Aguardamos a continuação do projeto no próximo ano letivo.


A equipa da BE / 8.ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário