Objectivos do Dia Mundial da Alimentação 2010
■Fazer com que os países tenham mais atenção à produção agrícola e que desenvolvam medidas de combate à fome;
■Incentivar a colaboração técnica e económica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome;
■Incentivar a participação das populações rurais, principalmente as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e actividades que dizem respeito às suas condições de vida;
■Fortificar a consciência política sobre o problema da fome no mundo;
■Incentivar a transferência de tecnologias entre os países e estimular o sentido de solidariedade interna e externa no combate à fome, à desnutrição e à pobreza, assim como realçar e comemorar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.
Mais de 1000 milhões de pessoas em todo mundo são afectadas pelo problema da fome. O Continente mais afectado é a África, mas estima-se que mais de 30 milhões de pessoas, no continente Europeu, são afectadas pela fome.
O Dia Mundial da Alimentação nasceu em 1981 e todos os anos é escolhido um tema sobre a qual as actividades vão ser desenvolvidas.
As pessoas devem manter um equilíbrio na ingestão das porções dos alimentos, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia com vista a conseguir uma alimentação saudável e por conseguinte o bem-estar da saúde física e mental.
Nos dias 19 e 20 de Outubro, os alunos do 6º ano assistiram com interesse e curiosidade às palestras proferidas pela Drª Bárbara Pereira da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário