segunda-feira, 29 de março de 2010

21 de Março - Dia Mundial da Floresta

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, no dia 23 de Maio, os alunos dos 7º e 8º anos assistiram com muito interesse e atenção a uma palestra alusiva à importância da Floresta, dinamizada pelo Professor Doutor Domingos Lopes, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
                                                                                                                 Fonte: ICN (http://www.icn.pt/)

A Coordenadora doProjecto Educação para a Saúde
Profª Fátima Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário