sexta-feira, 6 de maio de 2016

Viagem ao centro da Terra




     Encontra-se disponível na biblioteca escolar a exposição Viagem ao Centro da Terra, dedicada à geologia e à história do nosso planeta, promovida pelas empresas de mediação cultural Cassefaz e Mapa de ideias, com o apoio da Vodafone

     Esta exposição da responsabilidade da professora Fátima Pinheiro, com a colaboração da biblioteca, é composta por 9 painéis, um pequeno filme, um roteiro pedagógico e um desdobrável, incidindo em questões como: 

  • Qual a diferença entre uma rocha e um mineral? 
  • O que é o tempo geológico? 
  • Quais os tesouros que se escondem no subsolo? 
  • Como se explicam fenómenos geológicos como os vulcões e terramotos? 


     Lançamos aos alunos o desafio de procurar a resposta às questões colocadas nos desdobráveis fornecidos e de explorar os recursos disponíveis. Os mais curiosos recebem cartões Yorn, oferta dos promotores desta exposição.





     É, ainda, estabelecida uma relação com a obra de Júlio Verne, estando disponíveis os seus livros e filmes que adaptam a sua obra, que poderão levar os alunos a conhecer melhor este extraordinário autor, muito à frente do seu tempo.




















Segue as hiperligações e viaja até ao centro da Terra!



1 comentário:

  1. Boa tarde, esta é uma iniciativa promovida pela Vodafone, em parceria com as empresas de produção cultural Cassefaz e Mapa de ideias. Nos últimos anos, várias exposições têm chegado à nossa escola, sempre em parceria com uma docente de Ciências Naturais que articula com a biblioteca para exploração da exposição pelos alunos. O contacto deverá ser feito através de uma instituição de ensino. Deixo-lhe as hiperligações dos sítios Web, onde poderá solicitar informação:
    http://www.cassefaz.com/intro/home
    http://www.mapadasideias.pt/?lang=pt

    Um abraço e obrigada por acompanhar o nosso trabalho.

    ResponderEliminar