terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Formação para a Cidadania - Eu posso construir um mundo melhor



   No âmbito do programa de Formação para a Cidadania e da temática Os conflitos e a violência, os alunos das turmas D e K do 5.º ano, sob orientação das Diretoras de Turma Isabel Lemos (5.ºD) e Lídia Costa (5.ºK) e da Biblioteca Escolar, foram convidados a refletir sobre situações de violência ou de sofrimento que gostariam de ver resolvidas na sua escola, na sua rua, no seu país ou no mundo e sobre qual poderia ser o seu contributo para agilizar esta mudança.

   Após o visionamento do pequeno filme de animação Daisy Chain, numa adaptação da obra infantil com o mesmo nome, da autoria do australiano Galvin Scott Davis, e seguindo um guião fornecido (aqui), os alunos identificaram e ilustraram as situações referidas e criaram, na terceira pessoa, pequenas narrativas ilustrativas das situações problemáticas identificadas.


    (Ver mais aqui)

    
    A atividade de escrita constituiu uma adaptação de uma das propostas de Ana Mafalda Damião na sua obra Escrita Curativa, das Edições Mahatma.


      
     Neste ebook se reúne o resultado do trabalho dos alunos, pequenos e simples textos reveladores das suas preocupações e anseios.




A biblioteca escolar / Formação para a Cidadania

Sem comentários:

Enviar um comentário