segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Clube de Leitura - 1.ª sessão - 7.ºI




     No âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a biblioteca escolar, deu-se início ao Clube de Leitura - Leituras reais, partilhas virtuais, que pretende desenvolver a literacia da leitura, promovendo hábitos de leitura regular, de escrita e, ao mesmo tempo,  a utilização ativa das tecnologias.

     Em parceria com a professora Ana Campos e os seus alunos do 7.ºI, surge a primeira sessão, na qual os alunos realizaram a audição do poema "Tive um sonho", de Hugo Santos, na voz de José-António Moreira, e foram convidados, em contexto de sala de aula, a escreverem sobre a sua escola ideal. Os alunos conheceram a ferramenta da Web Padlet e no mural criado publicaram os seus textos que serão, posteriormente, comentados.















     
     Aqui deixamos o texto de partida e os textos de chegada. Com certeza apenas o início de uma viagem pelo mundo da leitura.



Tive um sonho: Uma escola aberta, voltada para a luz dos astros, com uma vozinha a inquirir-me do fundo da sala: «Eh, professor, tu sabes isto?». E eu a dizer que não e a esperar que me ensinem.

Tive um sonho: uma escola sem horários, aberta de manhã à noite, com paredes forradas de pássaros e de sonhos, e com bolas de sabão voando por dentro do coração das palavras e dos números.

Tive um sonho: uma escola sem planos, sem fichas, sem esboços, com a vida sentada a nosso lado, a ensinar-nos as canções de todas as infâncias e a mostrar-nos por onde passam os rios de todas as memórias.

Tive um sonho: uma escola com o chão atapetado de música, para que nos passos ressoem os acordes dos assombramentos. 

Tive um sonho: uma escola dentro dum oceano, para que todos pudéssemos ser pescadores de pérolas e utopias. 

Tive um sonho: uma escola debruçada para o país que somos e para o país que temos, para que professores e alunos aprendam todos os dias onde descansam os vales, vigiam as serras e o coração das coisas adormece no justo lugar em que as palavras e as emoções se confundem. 

Tive um sonho: uma escola com uma floresta crescendo por dentro das salas, alcatifada de nenúfares, com a luz a bater nas folhas das palavras e os frutos crescendo nas pequenas mãos entreabertas. 

Tive um sonho: uma escola que diga: «Aqui é a tua casa. Entra». E, ao entrar nos apercebamos de que aquela é a nossa casa e que, para lá dela, todas as outras casas nos pertencem. 

Tive um sonho: uma escola onde o olhar saiba adormecer serenamente como os silêncios e não seja precisa a voz para proclamarmos a festa de estarmos. 

Tive um sonho: uma escola onde ensinar e aprender sejam sinónimos e não se saiba nunca o suficiente para nos congratularmos com o êxtase da sabedoria. 

Tive um sonho: uma escola, um álamo, um rouxinol anunciando as albas e os crepúsculos. E nós a garatujarmos em papel transparente o coral duma lágrima de emoção inesperadamente sobrevinda. 

Tive um sonho: e por dentro do sonho uma casa, uma escola, um regato de peixes prateados. E o Sol, grande, de mil cores, dos desenhos das crianças a pousar-nos nas mãos enternecidas.







Professora Ana Campos / 7.ºI / Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário