segunda-feira, 15 de junho de 2015

Encerramento de atividades


     Neste final de ano letivo, a Biblioteca Escolar foi o espaço escolhido por professores e alunos para dar a conhecer alguns dos trabalhos realizados ou encerrar as suas atividades. Artes plásticas, palavras escritas, música e ciência foram algumas das áreas partilhadas com a comunidade escolar através da Biblioteca. 



Encerramento de atividades de Educação Musical - 5.ºH e 6.ºC



     No dia 3 de junho, os professores Judite Caramelo e Jorge Marinho orientaram uma sessão musical no espaço da Biblioteca Escolar que envolveu os alunos do 5.ºH e do 6.ºC, terminando, desta forma tão bela, as atividades do ano. 




________________________________

Teatro de sombras "Arca de Noé" - 5.ºG


     No dia 9 de junho, os alunos do 5.ºG, encenados pelo  professor António Amaral, trouxeram ao espaço da Biblioteca Escolar um interessante e divertido teatro de sombras, ao qual assistiram os utilizadores presentes e a turma convidada (5.ºI). A história bíblica "Arca de Noé", numa adaptação do professor de Português António Amaral, proporcionou aos alunos intervenientes uma extraordinária experiência que, sem "sombra" de dúvida, os enriquecerá. 




________________________________

Exposição - Estudo de uma cadeira
   

     Neste final de ano letivo, a professora Ana Margarida Simões trouxe, uma vez mais, arte e beleza ao espaço da Biblioteca Escolar. A fantástica instalação artística que fundiu desenho, ilustração e poesia  é o resultado do estudo sobre uma cadeira levado a cabo pelos alunos do 6.º ano (F, G, H, I e J).  Esta exposição integrou a "Semana da Expressão Plástica", promovida pelo Departamento de Expressões.
     Com o objetivo de estudar o conceito de  "perspetiva", a professora partiu de um objeto conhecido de todos os alunos, a "cadeira", na qual passam muito tempo sentados. Foram dedicadas aulas ao desenho de observação de diferentes posições de uma cadeira, com o objetivo de  registar num esboço rápido o que os olhos veem, observam, admiram. Depois de algumas aulas de desenho de observação, os alunos escolheram um ou dois dos esboços realizados  e, com o processo de decalque, criaram uma composição rítmica ou de sobreposição de cadeiras sobre diferentes suportes (papel craft, papel reciclado, papel de parede, imagens de revistas, papel manteiga, papel de mercearia, cartão, entre outros). Um poema de Pedro Tamen trouxe a vertente poética da cadeira, um objeto que serve para nos sentarmos confortavelmente, mas que  também pode ser um obra de arte. 

"Nesta cadeira me sento", de Pedro Tamen

Nesta cadeira me sento,
é nela que me apresento,
mas menos do que me ausento,
tento, lamento, avelhento,
aqui me invento e rebento;
passo cordura de unguento
e alimento o alento
da vida de sono e pão.

Desta cadeira prossigo
para um outro nó pascigo,
já sem perigo nem abrigo,
amigo como inimigo,
com meu já perdido umbigo
de só nascer por castigo:
ali de vez eu te irrigo,
cintilante coração.





________________________________

Quadras de S. João - 5.ºK



     Os alunos do 5.ºK, nas aulas de Português, sob orientação da professora Rosa Sousa, criaram quadras alusivas ao Dia de S. João e quiseram partilhá-las com a comunidade. O espaço da Biblioteca Escolar ficou, assim, mais rico e mais colorido.



________________________________

Leituras em Educação para a Cidadania

     Aceitando as propostas de trabalho da Biblioteca Escolar dirigidas à disciplina de Educação para a Cidadania, a professora Conceição Silva e os seus alunos do 7.ºE refletiram sobre os direitos dos cidadão, através da obra infantil Orelhas de borboleta, de Luisa Aguilar e Andre Neves. Esta reflexão deu origem a pranchas de Banda Desenhada dedicadas ao tema "bullying". 
     A professora Lídia Mota e os seus alunos do 7.ºJ, no âmbito do tema "Educação para o desenvolvimento", inspiraram-se na obra Eu espero..., de Davide Cali e Serge Bloch, e criaram um livro coletivo intitulado O que esperam de mim..., refletindo, assim, sobre os direitos e deveres de cada um de nós.



________________________________

Ciências Naturais - Hábitos de vida saudáveis

     As docentes Blandina Ribas Fernanda Pacheco (Ciências Naturais) partilharam no espaço da Biblioteca Escolar cartazes e filmes criados pelos alunos do 9.º ano que sensibilizaram a comunidade escolar para a necessidade de existirem hábitos de vida saudáveis e alertando para os perigos da obesidade, das drogas, do álcool ou do tabaco.







A equipa da BE agradece a partilha dos trabalhos dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário