sábado, 7 de março de 2015

Semana da Leitura 2015



Consultar programa aqui.


     "A Semana da Leitura (16 a 20 de março) convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra."



     Pretendendo responder ao desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde comemora a Semana da leitura 2105, juntando alunos e professores em torno da leitura, da palavra escrita e dita, da música, do teatro e da diversidade das línguas. 


 16 de março - 9:25h

     Os alunos do 6.ºF (prof. Judite Caramelo) e do 7.ºA (prof. Marta Coutinho) estarão à conversa com o Maestro Samuel Santos, músico de vastíssimo currículo e de grande empenhamento na causa do ensino da música. Estamos certos de que este encontro muito poderá enriquecer os nossos alunos.



Conheçam melhor o maestro Samuel Santos >>


16 de março - 11:35h

     Com vista a promoção da leitura e à motivação dos alunos para a posterior participação no Concurso Nacional de Leitura, 72 alunos do 2.º Ciclo realizarão a prova escrita do Concurso Interno de Leitura.


Distribuição de alunos por salas  >>



16 de março - 14:30h

     Os alunos do 6.ºJ (prof. Ana Margarida Simões) participarão em mais uma sessão do módulo II do projeto Newton gostava de ler! - Pós sob investigação....



Página do projeto >>


17 de março - 10:35h /20 de março - 11:35h

   Ler em vários sotaques é uma atividade desenvolvida há já alguns anos, uma articulação entre o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar, que pretende constituir um espaço de partilha de diferentes línguas e culturas. Alunos e professores de diferentes proveniências leem textos na sua língua materna e na sua língua segunda e dão a conhecer autores dos seus países de origem. Gianni Rodari, Jorge Luis Borges ou Baudelaire são alguns dos autores em destaque. Partilharão a sua língua e o seu sotaque os alunos Ding Feng (China), Enrique Serrano (Espanha), Katherine Sousa (Inglaterra), Lindiscy Morais (Brasil), Yara Gonçalves (Itália) e a Prof. Maria do Céu Silva (França).


(Fonte da imagem)



17 de março - 15:30h/18:30h - Auditório


     Os alunos da turma do 6.ºH, encenados e coordenados pelo seu professor de Português, António Amaral, e com a colaboração dos professores de Educação Musical, Rui Fernandes, e Educação Visual e Educação Tecnológica, Ana Margarida Simões, levarão à cena o espetáculo baseado na obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres.  Ulisses XXI é uma versão modernizada, na linguagem e nos adereços, da obra lida nas aulas. 
     Serão apresentadas duas sessões destinadas a alunos de 6.º ano e a Encarregados de Educação.




17 de março - 15:30h - Biblioteca

     Encontro com a Raquel Zambujal, a jovem autora de Aventuras de Joana - Bonecas malandrecas, da Chiado Editora, aluna do 5.ºF da nossa escola, que partilhará com os seus colegas a sua paixão pela escrita.



Conheçam melhor Raquel Zambujal >>



18 de março - 13:35h /14:30h

   Os alunos do 6.ºF (prof. Alexandra Cristóvão) e do 6.ºL (prof. Rosa Sousa) viverão, garantidamente, uma experiência inesquecível com Hugo Direito Dias, co-autor, com Adriana Moreira, das extraordinárias obras Diudinho, Lendas de Acreditar, O início e Diudinho, O canto da natureza – Antes do meio, obras ilustradas por Tânia Bailão Lopes, editadas pela Alfarroba. De mãos dadas com Diudinho e Duarte, os alunos viajarão até Acreditar e,  motivados pela fantasia, usufruirão de uma oficina de escrita criativa.



Conheçam melhor Diudinho, Duarte e os seus autores >>



18 de março - 16:30h

   Os alunos do 4.º ano, da Escola Básica de Benguiados, orientados pela prof. de EMRC, Catarina Carvalho, levarão à cena Trocas e baldrocas, de António Mota, numa outra linguagem do Mundo, o  teatro de sombras. 



19 de março - 9:25h

   Os alunos do 6.ºL e o seu professor de Educação Musical, Jorge Marinho, trarão à biblioteca escolar os sons do Mundo, numa sessão que conjugará música e poesia dita.





19 de março - 14:30h

      O ator Ricardo Bueno, antigo aluno da nossa escola, conversará com os alunos do 6.ºE (prof. Ana Campos) e do 8.ºB (prof. Arménio Carvalhais e prof. Ida Páramos) sobre o seu percurso académico e artístico. O Teatro-Expandido, um teatro estaleiro, e projetos como Mima-Fatáxa conduzirão à reflexão sobre a universalidade e intemporalidade da Palavra de Almada Negreiros e da geração de Orpheu. Oportunidade única e valiosíssima para os nossos alunos. Obrigada, Ricardo Bueno, por ter acedido ao nosso convite.





20 de março - 10:30h

     Cerimónia de entrega de prémios e de certificados aos vencedores e participantes na fase de escola do Concurso Nacional de Leitura e no Concurso Interno de leitura. Todos estão de parabéns e é, agora, tempo de reconhecimentos.





Ao longo da semana

- Divulgação de poemas ditos por alunos do 2.º e do 3.º ciclos - Dia Mundial da Poesia-Poemas do Mundo– Registo áudio (Voicethread)

- Exposição: Rostos do Mundo - Mapa Literário – 6.ºL (EVT, Português, Biblioteca Escolar); 7.ºH, 7.ºI e 7.ºJ (Geografia)

- Feira do livro em saldo

- Prova Final Concurso Interno de Leitura – Prova de leitura expressiva e argumentação (data a determinar)


- Ilustração da porta da biblioteca pela artista Joana de Rosa



Aguardam-nos dias de festa!
Apareçam!

A equipa da BE

Sem comentários:

Enviar um comentário