Em 2013 assinala-se o Centenário de Nascimento da Escritora Ilse Losa. Embora radicada no Porto, era em Esposende que passava férias, na casa projetada pelo marido, o ilustre arquiteto esposendense Arménio Losa, ainda pertença da família. Em 2006, data do seu falecimento, o Jornal de Notícias referia a perda da “escritora dos afectos”, cuja obra literária abarca não só a literatura para a infância mas também a literatura para adultos, a par de uma intensa atividade como tradutora e colaboradora da imprensa periódica. Os muitos prémios e distinções que recebeu fazem da sua obra, presente no imaginário de várias gerações, um marco na história da literatura portuguesa.
A Sessão de Abertura da Exposição “Ilse Losa”, no dia 20 de março, pelas 11h00, contará com a presença da ilustradora e autora Manuela Bacelar.
As inscrições para o seminário "Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse", no dia 9 de abril, deverão ser feitas para o e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 181.
“Diz-se, por aí, que as histórias que acabam bem estão fora de moda. Como se fosse possível ficar fora de moda o que é a própria vida! A vida não é feita só de tristezas e de nuvens, nem só de alegrias e de Sol. A vida é tudo isso em conjunto.” Ilse Losa, Um fidalgo de pernas curtas, Porto, Asa, 2001, p. 73
Sem comentários:
Enviar um comentário