terça-feira, 2 de outubro de 2012

Valter Hugo Mãe entre os finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura

 
Valter Hugo Mãe e Gastão Cruz são os dois únicos escritores portugueses entre os 12 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Na 10.ª edição, o prémio distingue uma obra de poesia, uma de conto ou crónica e um romance.
Os vencedores serão conhecidos em novembro, em São Paulo.
Valter Hugo Mãe é finalista com a obra "A máquina de fazer espanhóis", na categoria Romance, enquanto Gastão Cruz, com “Escarpas”, é finalista na categoria Poesia.
Além da obra de Gastão Cruz, os três livros finalistas da categoria Poesia são "Vesúvio", de Zulmira Ribeiro Tavares, "Da arte das armadilhas", de Ana Martins Marques, e "Junco", do artista plástico Nuno Ramos, vencedor do Prémio Portugal Telecom 2009, com "Ó".
Na categoria Romance estão, além de Valter Hugo Mãe, Bernardo Kucinski com o seu primeiro romance "K.", Michel Laub com "Diário da queda", e Julián Fuks com "Procura do romance".
Os finalistas na área do Conto são Dalton Trevisan, Prémio Camões 2012, com "O anão e a ninfeta", Sérgio Sant’Anna com "O livro de Praga", João Anzanello Carrascoza com "Amores mínimos" e Evando Nascimento com "Cantos do mundo".
Ao prémio apresentaram-se 502 candidatos, com 198 romances, 165 edições de poesia e 130 livros de contos e crónicas. Deste grupo, um júri indicado pela curadoria de cada uma das categorias e composto por 274 professores, críticos literários e escritores, escolheu 20 classificados de cada categoria.
 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário