domingo, 13 de dezembro de 2009

Palestras sobre A Qualidade do Ar


Nos dias 3,4 e 6 de Dezembro, os alunos do 8º ano assistiram a palestras sobre A Qualidade do Ar proferidas pelo Engª Joaquim Ponte, da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente actividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.


Elevadas concentrações de poluentes advindos de actividades industriais e do processo de descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão, gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO, CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das causas da baixa qualidade do ar.

Estes poluentes provêm de várias fontes, algumas emitidas directamente de veículos automotores, outras formadas indirectamente através de reacções fotoquímicas no ar.

Nas plantas, os poluentes prejudicam o processo químico. Quando as plantas estão sujeitas a altas concentrações de poluentes, sofrem danos agudos, com sintomas exteriormente visíveis: despigmentação da clorofila, descoloração das folhas, necrose de áreas de tecido e órgãos ou a morte. Com baixas concentrações de poluentes, não há, de início, nenhum envenenamento exteriormente visível. Mas mudanças químicas, bioquímicas, estruturais e funcionais podem ocorrer (alterações na fisiologia da planta), além da susceptibilidade a pragas e doenças.

Calcula-se que 60% da poluição atmosférica nas regiões das grandes cidades sejam decorrentes dos veículos automotores. Outras fontes problemáticas são as indústrias e as queimadas, agravadas pelas condições climáticas.






Sem comentários:

Enviar um comentário