segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

E os "Melhores Leitores" são...


(Clicar para visualizar)




A equipa da BE

Concurso "Faça lá um poema!" 2015




     O Plano Nacional de Leitura continua determinadamente apostado no incentivo à leitura e à escrita de poesia e, sob esse pretexto, convida todas as escolas, públicas e privadas, os Professores e os Alunos de todo o país, Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira a participar no Concurso Faça Lá um Poema, FLP, 2015, desafiando os autores escondidos que há em cada um.

     Os concorrentes vencedores, acompanhados pelos professores e pelos familiares, são convidados a celebrar o Dia Mundial da Poesia (21 de março) na Fundação Centro Cultural de Belém. Nesta cerimónia, serão lidos os poemas vencedores e entregues os merecidos prémios deste concurso do Plano Nacional de Leitura. 



O prazo de envio de poemas termina a 21 de fevereiro de 2015.

Consultem o regulamento aqui ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.

Concurso "Quem conta um conto... ao modo de Saramago?!"




     Este concurso é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Fundação José Saramago, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP e a Porto Editora que, nesta edição, será extensiva às escolas da Ilha de Lanzarote, nas Canárias, como forma de reforçar as relações culturais e literárias entre os dois povos da Península que marcaram, significativamente, uma parte da vida de Saramago.

     Trata-se de um desafio à criatividade dos jovens autores, do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, que querem ousar uma experiência de escrita específica, através da criação de um conto.

      Em 2014/2015 o Concurso tem como fundo inspirador a obra Memorial do Convento, de José Saramago e conta com a participação das instituições culturais, educativas e administrativas de Mafra, com quem se prevê organizar uma cerimónia de entrega de prémios, digna deste nosso autor maior, do espaço histórico onde a ação da obra decorre e do seu monumento emblemático.

     Os trabalhos a concurso devem ser enviados por email para o Plano Nacional de Leitura, em  FORMULÁRIO próprio, anexo à mensagem.


Consultem o regulamento aqui ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.


Concurso "Escrever um conto, sorrir para a vida"




     O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral da Saúde e a Ordem dos Médicos Dentistas, laçam o concurso de escrita de contos com o mote "Escrever um conto, sorrir para a vida", pretendendo motivar a escrita, a leitura e a criatividade, sensibilizando, ao mesmo tempo, para a saúde oral.

     Este concurso decorre entre dezembro de 2014 e março de 2015 e culminará na organização de uma antologia a apresentar e distribuir durante as cerimónias de celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, no dia 20 de março de 2015.



O Concurso dirige-se:
  
1. Aos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, de todas as escolas públicas e privadas do país (Continente e Ilhas).

2. Aos alunos universitários que frequentam cursos relacionados com a área de saúde proposta, nomeadamente às Faculdades e Institutos de Medicina Dentária.


3. Aos Professores Bibliotecários, aos Docentes dos diversos níveis de ensino, aos Profissionais de Saúde Oral e a todos os outros Profissionais de Saúde interessados. 


Consultem o regulamento aqui ou dirijam-se à Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O Boneco de Neve, de Raymond Briggs



     Um clássico da literatura infantil como O Boneco de Neve/The Snowman, de Raymond Briggs, é sempre uma excelente sugestão de leitura, mesmo sendo uma obra com 36 anos. Um livro sem palavras que nos traz uma extraordinária e emocionante narrativa, a história de um boneco de neve que ganha alma e corpo e que encanta um pequeno rapaz, proporcionando-lhe momentos inesquecíveis. 



Deliciem-se com a animação, de 1982, realizada por Dianne Jackson.





Feliz Natal!

A equipa da BE

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Newton gostava de ler! - Módulo I



     O projeto Newton gostava de ler! chegou a Vila do Conde e os alunos da Escola Básica Frei João iniciaram já esta aventura que traz a ciência ao espaço da Biblioteca Escolar. No âmbito da programação da Feira do Livro, nos dias 2 e 5 de dezembro, duas sessões do módulo I levaram os alunos do 5.ºB e do 7.ºJ a viverem "experiência emulsionante!".




Acompanhem as sessões na página deste blogue destinada ao projeto >>.

                     A equipa da BE

Outras palavras que dizem "Natal"


     Um Natal pleno de beleza e arte chegou à Biblioteca Escolar, através dos trabalhos dos alunos do 6.ºJ, orientados pela professora Ana Margarida Simões, responsável pela disciplina de Educação Tecnológica. Em articulação com Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos, inspirados em pormenores das obras e Niki Saint Phalle, revelaram outras palavras que, para si, também dizem "Natal". Palavras como "família", "amor" ou "partilha" estão entre as que assumem grande valor simbólico nesta época do ano que a todos toca.

Obrigada pela partilha!




                                                                                                                                                                                  A equipa da BE

sábado, 13 de dezembro de 2014

Semana da Ciência e Tecnologia



     Integrada na Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, a biblioteca da nossa escola organizou, no passado dia 26 de novembro, uma mostra de várias experiências. Esta atividade de caráter cultural ofereceu um variado leque de abordagens e metodologias  científicas, tendo saciado a curiosidade a um grande número de elementos da comunidade escolar do 2°ciclo que, com entusiasmo e espectativa, puderam manipular conhecimento, desenvolver raciocínios e pensamentos, aumentando, assim, as suas capacidades de responder às questões que o mundo natural nos coloca. De elevadíssimo interesse cultural, esta atividade teórico e prática deixou, pela sua dinâmica e atualidade, a vontade de ser perpetuada num futuro breve, incrementando o variado leque de ofertas pedagógicas dinamizadas pela nossa biblioteca, um espaço convergente e humano.
Professora Sandra Araújo (Equipa da BE)


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Momentos da nossa Feira do Livro


     De 1 a 5 de dezembro a Escola Básica Frei João de Vila do Conde homenageou o livro e a leitura. A semana dedicada à Feira do Livro proporcionou a alunos e professores momentos inesquecíveis. 

      No dia 1 de dezembro, a ilustradora Joana de Rosa dinamizou um workshop de ilustração, com base na obra O Planeta Terra, destinado a alunos do 6.º ano (6.ºE e 6.ºJ). 

    No dia 5 de dezembro, recebemos o escritor Richard Zimler, num encontro emocionante e enriquecedor para todos os envolvidos (5.ºB, 5.ºD, 6.ºB e 8.ºC) e que teve como tema central a obra Hugo e eu e as mangas de Marte

      Esta foi, também, a semana escolhida para o início da implementação do projeto Newton gostava de ler!, com duas sessões do módulo I - Experiência emulsionante!, destinadas aos alunos do 5.ºB e do 7.ºJ.

     Ao longo da semana, os grupos que visitaram o espaço da Biblioteca Escolar foram surpreendidos pelas histórias contadas por professores.

Espreitem os nossos momentos:



A equipa da Biblioteca Escolar agradece a preciosa colaboração de alunos, professores e assistentes operacionais.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vencedores do desafio - Semana Europeia da Prevenção de Resíduos




     Durante a Semana Europeia da prevenção de Resíduos, numa parceria com o Conselho Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar lançou um desafio aos alunos. Com base no visionamento do pequeno filme de animação disponibilizado pela LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), quatro questões foram colocadas (ver aqui) e as vencedoras, que responderam com correção de forma e de conteúdo são:

                                                               Mariana Meireles - 7.ºG
                                                                  Áurea Laranja - 8.ºB
                                                                  Andreia Gomes - 6.ºE
                                                                   Érica Silva - 7.ºG



Agradecemos os prémios facultados pela LIPOR.

A equipa da BE

sábado, 6 de dezembro de 2014

Desafios de dezembro


Já podes aceder aos desafios do mês de dezembro. 

Vá lá, toca a clicar e a resposta desvendar!

 
A equipa da BE

Desafios do blogue da Biblioteca Escolar - vencedores do mês de novembro


     Eis os vencedores dos desafios do blogue do mês de novembro:



                                                                                                                        (Clicar nas imagens para visualizar)



A equipa da BE