sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exposição "ENERGIA sem fim"


Até ao dia 7 de junho, encontra-se patente na Biblioteca a exposição "ENERGIA sem fim". Esta exposição é uma viagem pelo universo da Energia, revelando-nos o enorme potencial das Energias Renováveis e a sua importância para um futuro sustentável.
 
 
Ler mais aqui.
 


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alunos da Escola Frei João vencem Prémio Desenho no Concurso Uma Aventura … Literária 2013

No dia 28 de Maio, os alunos João Cláudio Oliveira Gomes, do 6º E e Alexandre Daniel Cruzeiro Leal, do 8º J, da Escola Básica Frei João de Vila do Conde deslocaram-se a Lisboa para receber das mãos das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada um Prémio Clube Caminho Fantástico – Prémio Desenho no Concurso Uma Aventura … Literária 2013.

Este ano, a Editorial Caminho recebeu mais de 10 125 trabalhos individuais e de grupo, de mais de 400 escolas do ensino básico e secundário de todo o país.

Estão de parabéns os alunos premiados da Escola Frei João.
 
 

 

Apresentação do livro "HISTÓRIAS IMPROVÁVEIS no mundo das artes"


No dia 28 de maio, os alunos do 5º ano estiveram "à conversa com" o autor dos livros HISTÓRIAS IMPROVÁVEIS no mundo das artes e O livrinho vermelho - Jorge Basílio. A ilustradora, Sofia Linhares, não conseguiu estar presente mas ficou a promessa de estar na nossa Biblioteca no início do próximo ano letivo.
Ficamos a aguardar!


Ler mais aqui.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

"As bibliotecas" vistas por Valter Hugo Mãe




"Os livros são estações do ano, dos anos todos, desde o princípio do mundo e já do fim do mundo." - Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe, ilustre patrono da nossa Biblioteca, reflete sobre a importância destes locais, na edição de 15 de maio do Jornal de Letras.  Faz uma referência particular à nossa Biblioteca com especial carinho e amizade (não esquecendo todas as outras bibliotecas e bibliotecários) "... na esperança de que nada nos convença de que a ignorância ou o fim da fantasia e do sonho são o melhor para todos nós e para os nossos."
A nossa (e dele) Biblioteca envia-lhe um abraço do tamanho do universo e retribui todo a carinho e amizade com que nos tem mimado.



As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem  está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros.

Todas as coisas do mundo podem ser chamadas a comparecer à força das palavras, para existirem diante de nós como matéria da imaginação. As bibliotecas são do tamanho do infinito e sabem toda a maravilha.

Os livros são família direta dos aviões, dos tapetes-voadores ou dos pássaros. Os livros são da família das nuvens e, como elas, sabem tornar-se invisíveis enquanto pairam, como se  entrassem para dentro do próprio ar, a ver o que existe dentro do ar que não se vê.
O leitor entra com o livro para dentro do ar que não se vê.
Com um pequeno sopro, o leitor muda para o outro lado do mundo ou para outro mundo, do avesso da realidade até ao avesso do tempo. Fora de tudo, fora da biblioteca. As bibliotecas não se importam que os leitores se sintam fora das bibliotecas.

Os livros são toupeiras, são minhocas, eles são troncos caídos, maduros de uma longevidade inteira, os livros escutam e falam ininterruptamente. São estações do ano, dos anos todos, desde o princípio do mundo e já do fim do mundo. Os livros esticam e tapam furos na cabeça. Eles sabem chover e fazer escuro, casam filhos e coram, choram, imaginam que mais tarde voltam ao início, a serem como crianças. Os livros têm crianças ao dependuro e giram como carrosséis para as ouvir rir. Os livros têm olhos para todos os lados e bisbilhotam o cima e baixo, o esquerda e direita de cada coisa ou coisa nenhuma. Nem pestanejam de tanta curiosidade. Querem ver e contar. Os livros é que contam.
As bibliotecas só aparentemente são casas sossegadas. O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam trombetas a cada instante e há sempre quem discuta com fervor o futuro, quem exija o futuro e seja destemido, merecedor da nossa confiança e da nossa fé. (...)

Ler mais em  "As bibliotecas" por Valter Hugo Mãe.

"Ecossistemas quimiossintéticos – A exuberância da vida no oceano profundo" - Doutora Ana Hilário




No âmbito da exposição, patente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, "Viagem ao Mar Profundo" e inserida na Semana da Biodiversidade, vai realizar-se, nesse local, no dia 22 de Maio (Dia Internacional da Biodiversidade), pelas 21h, a palestra "Ecossistemas quimiossintéticos – A exuberância da vida no oceano profundo", a cargo da Doutora Ana Hilário. Atualmente investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar na Universidade de Aveiro, é licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS, Universidade do Porto e Doutorada em Oceanografia pela Universidade de Southampton (Reino Unido). Desde 1999, participou em mais de 15 expedições dedicadas à descoberta, exploração e estudo do oceano profundo. Os seus interesses de investigação centram-se na ecologia e biogeografia de ecossistemas do Oceano profundo, em particular ecossistemas quimiossintéticos

Tel. 252 637 002

E-mail: cmia@cm-viladoconde.pt   Para mais informação, consultar o documento aqui.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Museu da Póvoa de Varzim convida a viagem à época dos Descobrimentos





E se, de repente, o Museu da Póvoa fosse invadido por marinheiros, navegantes, ricos mercadores e suas esposas, mas também pobres peregrinos, soldados calejados pelas campanhas do Norte de África, ou odaliscas do Oriente. Isso tudo vai acontecer na noite de 18 de maio, no “Dia dos Museus”, mas também inserido na iniciativa do Conselho da Europa “Nuit des Musées”, que congrega centenas de museus de um lado ao outro do continente.
Nessa noite, o Museu da Póvoa vai encher-se dos exóticos sabores e aromas dos novos frutos e das especiarias trazidas de todo o mundo revelado pelos Descobrimentos portugueses.
O fumo inebriante do café acabado de fazer, ou o doce aroma do chocolate, acompanharão outros exotismos, num jantar servido no pátio do Museu, ao som de música da época e com malabaristas, dançarinas e muita diversão.
Mais uma vez o Museu da Póvoa recria o passado celebrando o Dia e a Noite dos Museus em grande.
Assim sendo, durante o dia 18 de maio, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h30 às 17h30, as visitas ao Museu Municipal são gratuitas.
Às 18h00, volta a abrir portas para a “Ceia na época dos Descobrimentos”, que contará com Conferência, Jantar e animação alusiva à época dos Descobrimentos Portugueses.
“Trajes do mundo no período dos Descobrimentos Portugueses” é o título da conferência, marcada para as 19h30 e que será proferida por Deolinda Carneiro, enquanto a animação durante o jantar estará a cargo do grupo Os Jogralesca.
A entrada para o evento tem um custo de 20 € para o público em geral e 15 € para sócios do GAM e crianças dos 2 até 12 anos. Os interessados em participar nesta Ceia devem realizar a sua inscrição na Receção do Museu Municipal, até ao dia 15 de maio, ou até ao esgotamento dos lugares disponíveis (100). A ficha de inscrição está disponível no portal municipal.

Para mais informações, devem contactar o Museu Municipal através do email museu@cm-pvarzim.pt
Telefone 252 090 002.



terça-feira, 14 de maio de 2013

sábado, 11 de maio de 2013

O Homem que Plantava Árvores







 
O Homem que Plantava Árvores de Jean Giono (1987) é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial. Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira – com um ecossistema rico e sustentável.
Este livro admirável mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.
Damos ainda conta de dois homens - um é capaz de “transformar” o mundo com a sua atitude, o outro observa o resultado e reflecte sobre o mesmo. Esta reflexão leva a que o leitor também reflicta e levante questões ...
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Exposição "Semana da Leitura e do Mar" na Biblioteca Municipal José Régio



Encontra-se patente na Biblioteca Municipal José Régio uma exposição de trabalhos realizados em Educação Visual pelos alunos da nossa Escola. A exposição estará patente até dia 20 de maio.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Concurso Uma Aventura Literária ... 2013 - Dois Vencedores da Escola Frei João!






        João Gomes

        João Gomes




Aos alunos João Gomes (6ºE) e Alexandre Leal (8º J) foi atribuído um Prémio Clube Caminho Fantástico - Prémio Desenho no Concurso Uma Aventura ... Literária 2013.
Este ano estiveram a concurso mais de 10 125 trabalhos individuais e de grupo, de mais de 400 escolas do ensino básico e secundário de todo o país.

Muitos parabéns ao João e ao Alexandre pela qualidade dos trabalhos que encantaram o júri!

Consultar resultados aqui.