Bula
A literatura, sabemos bem, é uma disciplina da saúde. Claramente do universo da profilaxia, a literatura faz parte da nutrição, implica com as vitaminas, com o magnésio, o ferro, tem que ver com a robustez cardíaca. Alguns livros, defendo muito, são produtos de farmácia, deviam ser receitados nos hospitais e trazer bulas detalhadas que responsabilizassem os cidadãos para a urgência de ler. O mundo dos livros, no mínimo, tem de ser visto com o cuidado preocupadíssimo com que lidamos com a frescura dos legumes, o prazo dos iogurtes ou o comportamento dos ovos numa taça de água. Quem acha que vive bem das tensões, do colesterol ou da diabetes sem livros está enganado.
Quando Antoine de Saint-Exupéry, em 1943, publicou O Principezinho, estava, talvez sem o haver completamente percebido, a oferecer ao mundo uma das obras mais cuidadoras de sempre.
Estas são palavras de Valter Hugo Mãe no prefácio da obra de Saint-Exupéry publicada pela Porto Editora e que pretende respeitar a versão original de 1943. Chegou à nossa Biblioteca Escolar, via Subdepartamento de Português, uma das muitas ofertas da Porto Editora que, desde já, agradecemos.
Também ao nosso patrono Valter Hugo Mãe
queremos agradecer as palavras belas e os muitos livros que nos tem doado.
Obrigada, Valter Hugo Mãe, pela generosidade e por não esquecer os alunos da
Escola Básica Frei João de Vila do Conde.
A equipa da Biblioteca Escolar
Sem comentários:
Enviar um comentário