Com vista a fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau a Fundação Jorge Álvares promove duas iniciativas: o projecto Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e a edição do livro Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares foi produzida pelo CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e constitui uma plataforma digital com recursos multimédia associados que integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China.
Trata-se de uma plataforma inovadora que agrega conteúdos temáticos compilados em coleções. A navegação é dinâmica e proporciona ao visitante múltiplas formas de recombinar a informação e construir o seu próprio ambiente de aprendizagem. Os textos são enriquecidos com animações, vídeos e aplicações interativas que contribuem para a experiência do utilizador e para consolidação do saber.
A Biblioteca Digital constitui um importante veículo para o conhecimento da história e da cultura da China e de Macau, para a interação professor-aluno ou pai-criança, bem como para o intercâmbio entre escolas, designadamente das escolas nacionais com a Escola Portuguesa de Macau.
O público-alvo da primeira fase desta iniciativa são os alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino, tendo no entanto interesse e podendo igualmente ser utilizado pelo público juvenil e adulto, nomeadamente os professores nas escolas.
Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária e pode ser vista no Museu do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, as autoras desenvolvem no livro Missão Impossível, destinado à mesma faixa etária da Biblioteca Digital, uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.
Esta edição, não comercial, destina-se a ser oferecida pela Fundação Jorge Álvares às bibliotecas de todas as escolas do país, constituindo um importante instrumento para fomentar o conhecimento da história e das lendas de Macau e da China, bem como para a organização na escola de trabalhos de grupo.
A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares e o livro Missão Impossível foram apresentados no dia 20 de Maio, pelas 12h00, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, numa sessão exclusivamente dirigida aos Professores Bibliotecários. No mesmo dia, pelas 18h00, tem lugar uma sessão para o público e convidados em geral.
Fonte: Fundação Jorge Álvares
Sem comentários:
Enviar um comentário