No âmbito das comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, os alunos do 9.º ano da Escola Frei João de Vila do Conde tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra proferida por quatro ex-combatentes vilacondenses da guerra de Ultramar.
Ali foram ouvidos testemunhos de um período especialmente difícil e doloroso em que os jovens eram obrigados a integrar as Forças Armadas Portuguesas para lutar em três frentes de guerra: Angola, Moçambique e Guiné. Tratou-se de testemunhos que revelaram um quotidiano duro cá e lá. Porque pais e mães desesperavam com a partida dos filhos e a dúvida sobre o seu regresso. Porque lutavam pela manutenção de uma pátria apodrecida pela incapacidade dos seus governantes em negociarem, pela via diplomática, a independência das colónias.
Foi uma oportunidade para se exaltar o presente, a liberdade e a paz.
A Associação Social e Cultural dos Vilacondenses Ex-Combatentes do Ultramar disponibilizou, ainda, uma exposição alusiva ao tema. Esta exposição está patente na Biblioteca da Escola Frei João e pode ser visitada até ao dia 2 de maio.
Mais informações
Blogue da Associação dos Ex-Combatentes de Vila do Conde
Associação de Combatentes de Ultramar
A Professora de História, Isaura Maia
Blogue da Associação dos Ex-Combatentes de Vila do Conde
Associação de Combatentes de Ultramar
A Professora de História, Isaura Maia
Sem comentários:
Enviar um comentário