quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de abril - 39 anos depois



No dia 26 de abril, às 10h30,  estará em exibição na Biblioteca o filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros.

Na madrugada de 25 de Abril de 1974 o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, "Grândola". Trata-se um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerra de África, toma com um punhado de camaradas o Rádio Clube Português que se vai transformar no centro difusor do progresso da revolução. Antónia, a mulher de Manuel, desconhecendo as actividades do marido preocupa-se com o destino de um aluno, preso pela PIDE. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio, consegue levar os seus "Chaimites" até ao Quartel do Carmo, onde recebe a rendição de Marcelo Caetano. Nas ruas o delirante entusiasmo popular aclamava os capitães de Abril.

Fonte: RTP

O livro O Tesouro é um belo livro de Manuel António Pina.
Havia um país longínquo em que as pessoas viviam tristes e oprimidas. As pessoas, que visitavam esse país, não compreendiam porque era assim infeliz esse povo. Quando esse povo começava a ter confiança com as pessoas que o visitava contava-lhes o seu segredo. Então diziam que eram infelizes porque não podiam falar alto daquilo que pensavam e que sentiam nem ouvir a música que queriam. Viviam como se fosse uma prisão. Toda a vida desse povo era controlada pelo governo. Trata-se de uma história sobre a vida em Portugal antes do 25 de Abril de 1974 e sobre as mudanças positivas provocadas pela revolução.
Para o conheceres melhor, clica na imagem :

Para acederes ao Centro de Documentação – 25 de AbrilUniversidade de Coimbra clica aqui e para acederes a 25 de Abril: Perguntas e Respostas clica aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário