terça-feira, 21 de junho de 2011

Representação da peça de teatro “ O Reencontro”


Representação  da  peça de teatro “ O Reencontro”

(Baseada nos episódios finais da obra “ A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen)

Depois da viagem realizada ao longo do ano lectivo pela obra A Menina do Mar, o momento da despedida na vida real coincidiu com o momento do reencontro no mundo da fantasia, com a prevalência da amizade sobre todos os obstáculos.
Foi o valor da amizade que teve relevo no texto representado, adaptado, em trabalho colectivo nas aulas de Área de Projecto, da turma D do 6º ano, a partir da narrativa de Sophia de Mello Breyner.
Tratou-se de um trabalho aliciante para professoras e alunos, condicionado por factores como a escassez de tempo e por todos os constrangimentos materiais, que tornaram o produto final ainda mais significativo.
É de salientar o empenho dos alunos na construção e encenação da peça, bem como na elaboração da maioria dos adereços. Deve ser também mencionado o envolvimento das famílias, não só através da presença de alguns encarregados de educação na actividade, mas também pela disponibilização de elementos ligados à realidade piscatória, que enriqueceram o trabalho apresentado.

As professoras de Área de Projecto
Indira Kaviratna e Ana Cardeal

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Palestras "Os Brasileiros no Desenvolvimento do Concelho de Vila do Conde"

Os alunos das turmas do 8º ano assistiram, com interesse e curiosidade, a um conjunto de palestras dinamizadas pela professora de História e Geografia de Portugal, Adelina Piloto. A professora procurou caracterizar, em termos gerais, o retorno dos brasileiros vilacondenses; dar a conhecer o conjunto de transformações que se operaram no concelho de Vila do Conde a partir da acção dos brasileiros de torna-viagem vilacondenses; numerar os sectores de actividade mais dinamizados localmente pelos retornados do Brasil; sensibilizar para a necessidade de preservação do património histórico-cultural legado pelos vilacondenses ex-emigrantes no Brasil; avaliar o impacto do retorno no progresso local e contribuir para a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas sobre os brasileiros de torna-viagem.

A Professora Adelina Piloto

Teatro de Marionetas - 6ºB

No dia 15 de Junho, decorreu na Biblioteca um teatro de marionetas intitulado "Os seis companheiros invencíveis". A  actuação e manipulação das marionetas foi dinamizada,  com empenho e dedicação, pelos alunos da turma B do 6º ano.
                                                 
Parabéns aos dinamizadores e aos professores Anabela Capela, Hugo Rebelo, Celeste Nogaró e Judite Caramelo

Viagens no Tempo - 6ºL